Formação, Notícias

A escolher moldura para um quadro

Nem todas as molduras são adequadas para todos os quadros e nem todas as telas têm o mesmo aspecto em qualquer moldura. É por isso que aqui queremos oferecer algumas ideias que sirvam de guia para tirar o máximo partido delas. Hoje te damos algumas dicas sobre como escolher uma moldura para um quadro:

Como escolher uma moldura para uma pintura

Para começar, podemos descrever as molduras como impressões que brincam visualmente com a obra e a sua cor. A pintura e a sua moldura interagem uma com a outra. Por conseguinte, é necessário alcançar a harmonia entre as duas. Por vezes, os artistas optam por não enquadrar as suas obras. Recusam-se mesmo a ter as suas obras emolduradas. Isto deve-se ao facto de não se encontrar um estilo ou cor que corresponda ao conteúdo.

Antes de escolher uma moldura pensa que embora todas as obras devam ter uma moldura para protecção, ela é também um elemento de apoio. Uma moldura é um mecanismo para ajudar o olho a focar a sua atenção num ponto específico.

Cor do trabalho

O recipiente e o conteúdo devem harmonizar-se em termos de cor. Embora haja uma tendência para pensar que as cores pretas ou de madeira têm sempre bom aspecto, por vezes é possível tirar mais proveito de um trabalho se se inovar um pouco mais.

Se as cores pálidas predominarem na tela, podes optar por uma moldura com cores mais marcantes (sem cair no Fauvismo). Desta forma, irás realçar a tonalidade plana do trabalho. Por outro lado, se as cores da tela forem muito brilhantes e marcantes, pode ser uma escolha muito boa optar por uma moldura que contextualize em cores pálidas.

Analisar o contexto

Para saber como escolher uma moldura para uma pintura é importante valorizar o contexto. Por contexto entendemos o seu lugar: a parede onde será pendurada. Desta forma, evitaremos utilizar uma moldura da mesma cor com um tom diferente ou de cores tão contraditórias que não se harmonizam de todo.

Tipo de material

É também importante ter em conta o tipo de material da moldura, os mais comuns são a madeira e o alumínio. Por vezes, estes materiais são revestidos com outros materiais que têm um acabamento diferente.

Deve-se notar que tanto o alumínio como a madeira são materiais muito resistentes. Além disso, permitem uma grande versatilidade quando se trata de acolher obras. Isto porque as cores de ambos os materiais são bastante neutras.

Tamanho da moldura

Outra característica importante das molduras para quadros é o seu tamanho. Nesta área encontramos uma variedade infinita. Por um lado temos os tradicionais (grandes, robustos e, em muitos casos, ornamentados). Por outro lado, há os modernos que tendem a ser mais finos, mais discretos e subtis.

Tal como nas outras opções, o tamanho da moldura é muito importante. Se quiseres colocar uma moldura num trabalho muito carregado, opta por algo discreto e vice versa. É importante ter em conta a localização e a decoração que rodeia a obra de arte.

Como escolher uma moldura para uma fotografia: vidro ou passe-partout

Finalmente, há dois outros elementos a considerar ao escolher uma moldura para uma pintura. Estes elementos são o vidro e o passe-partout.

Por um lado, temos de decidir se é ou não necessário que o trabalho tenha vidro. Também se quisermos ter um passe-partout que ajude a identificar visualmente o trabalho. Estes são dois itens que devem ser decididos o mais rapidamente possível, por isso será mais fácil escolher o tipo apropriado de moldura.

Esperamos que o tenham achado útil e que da próxima vez que tiverem de emoldurar saibam como escolher uma moldura para um quadro. Se não, pelo menos que saibam quais são os conceitos mais importantes a avaliar.

Curso para aprender a emoldurar

Agora que sabes tudo o que precisas para emoldurar um quadro, queremos ir um passo mais longe. Aprende a enquadrar pinturas e desenhos de um verdadeiro profissional. Neste curso de emolduramento, o artista Coy Aballay ensinar-te-á a enquadrar passo a passo. Neste curso farás a tua própria moldura de uma forma simples, ao teu próprio ritmo e a partir de qualquer dispositivo. Não percas esta oportunidade e faz este curso que mais de 13000 artistas já fizeram.

Acede aqui ao curso Introdução ao Emolduramento

O que fazem quando terminam uma pintura? A emolduram directamente? Esperam até conhecer o seu destino final? Têm uma espécie de moldura “fetiche” que costumam usar?

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *