Formação, Notícias

Descobre o Moku Hanga, a xilografia japonesa

Hoje gostaríamos de levar a todos vocês a técnica Moku Hanga. Mokuhanga é um tipo de gravura em madeira ou xilografia de estilo japonês. A diferença com a gravura ocidental reside principalmente na utilização da cor:

O que é Mokuhanga?

Moku Hanga, Mokuhanga ou Moku-hanga é um tipo de gravura japonesa. A principal diferença entre o mokuhanga e a xilogravura ocidental é a pintura utilizada, as suas tintas de gravura. Ao contrário das xilogravuras ocidentais que utilizam tintas à base de óleo, esta técnica utiliza tintas à base de água. Estas tintas permitem a produção de uma vasta gama de cores intensas e transparências.

Outra das características que tornam esta técnica especial é o seu processo de impressão. Para fazer Mokuhanga, os artistas gravam o seu desenho na madeira com goivas chamadas kentos. Após a tintagem, a matriz é impressa com um baren. Esta forma de impressão manual oferece uma vasta gama de texturas que são muito difíceis de conseguir com outras técnicas.

Materiais para Moku hanga

Devido à importância do processo, os materiais são também uma parte fundamental da xilogravura japonesa. Em termos gerais, os materiais utilizados para Moku Hanga são os seguintes:

  • Goivas para xilografia

Entre os materiais necessários para este tipo de impressão estão as goivas para xilografia ou kentos. É importante que obtenhas goivas com pontas e espessuras diferentes para cobrir todas as partes do desenho. É também muito importante que sejam goivas para xilogravura e não para outras técnicas.

  • Tintas de base aquosa

Como já vimos, o que torna esta técnica diferente de outras técnicas de gravura é a tinta utilizada. Por um lado, a utilização de tintas de base aquosa tem vantagens associadas ao resultado do processo, tais como a possibilidade de acrescentar transparências. Por outro lado, torna o processo mais ecológico. As tintas de base aquosa são menos nocivas para o ambiente, tanto em termos de composição como de limpeza.

É de notar que, opcionalmente, alguns artistas utilizam uma pasta conhecida como nori. Isto é misturado com a tinta de impressão e aumenta a aderência e uniformidade da tinta.

  • Pincéis para tintar: Trinchas Hake

Os pincéis utilizados para tingir a placa são frequentemente os mais controversos. Em mokuhanga, pincéis, geralmente feitos de pêlo de cabra, são utilizados para aplicar a tinta:

A fotografia mostra alguns dos pincéis utilizados para moku hanga. À esquerda podemos ver uma trincha Hake, trincha de pêlo de cabra de cabo comprido. Estas trinchas são normalmente utilizadas em técnicas como a aguarela, devido à sua capacidade de absorção. Existem diferentes modelos dependendo da largura da trincha, de 3cm a 10cm.

Também à direita encontramos um pincel redondo, este é um pincel de cerdas para estresido também utilizado neste tipo de técnica. Nós trabalhamos com os pincéis de stencil de la pajarita, especialmente concebidos para espalhar a tinta sem pingar.

  • Papel de gravura

As xilogravuras japonesas caracterizam-se também pela utilização de materiais amigos do ambiente. Por esta razão, o papel para impressão é geralmente papel artesanal, como o papel artesanal Khadi, que é perfeito para esta técnica. Além disso, outro meio de impressão amplamente utilizado nas impressões de xilogravura japonesas é o papel de arroz wenzhou.

Como podes ver, os materiais para mokuhanga são muito simples e, acima de tudo, amigos do ambiente. Por esta razão, mokuhanga é uma técnica muito simples para começar a imprimir de uma forma ecológica e prática.

  • Madeira para moku-hanga

Finalmente, a matriz de gravura utilizada no moku hanga é de madeira. Podes utilizar contraplacado ou madeira maciça para esta técnica.

Compra aqui materiais para xilografia japonesa

História da Mokuhanga

A «moku-hanga» ou xilogravura japonesa é originária da China. Aí se desenvolveu como um método de impressão de textos. A partir daí mudou-se para o Japão, onde se tornou uma forma de arte. Uma vez no Japão, esta técnica atingiu o seu auge nos séculos XVIII e XIX.

Actualmente esta técnica continua a evoluir e a influenciar a arte que conhecemos. Com mais de três séculos de tradição tem sido aperfeiçoada, embora poucas mudanças tenham sido visíveis. Em Moku hanga (ou mokuhanga) as cores podem ser trabalhadas em diferentes níveis criando sobreposições translúcidas sob a forma de falsos esmaltes.

Como fazer moku hanga (em vídeo)

Caso desejes ver o processo de moku hanga, deixamos-te este vídeo. Também se pode ver o processo de tintagem mais detalhadamente a seguir. Como já dissemos, esta é a principal diferença em relação à xilogravura ocidental. Partilhamos contigo um vídeo muito prático de Mike Lyon. Assim, podes seguir passo a passo como fazer uma impressão com moku hanga:

 

Curso de Xilografia

Agora que sabes o que é Moku Hanga, talvez queiras aprender a fazer xilogravura. Neste caso, deixamos-vos com um curso de xilografia online. Graças ao artista Luciano Oruga podes aprender a fazer retratos de xilogravura. Aprende a expressar-te usando madeira, tinta e papel e cria uma série de retratos cheios de contraste. Descobre esta técnica ao teu próprio ritmo e a partir de qualquer dispositivo:

Acede aqui ao curso de xilogravura

O que pensas sobre esta técnica? Já a conheces e gostaria de começar a trabalhar nela? Aqui estão alguns materiais para fazer Moku Hanga:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *