Exposições, Notícias

Pintando o som, com Melissa McCracken

Vassily Kandinsky afirmou que podia ver música e representava-a a cores. Agora, quase 200 anos depois, a artista Melissa McCracken surpreende-nos ao pintar canções de artistas como David Bowie e Led Zeppelin!

A sinestesia e o poder de ver sons

A sinestesia é um fenómeno estranho que afecta o sistema nervoso, fazendo com que vários sentidos funcionem em reacção a um único estímulo. As pessoas que sofrem de sinestesia podem saborear palavras ou ver cores enquanto lêem números. Esta condição ocorre em 1 em cada 100 pessoas, estima-se. Muitas pessoas que sofrem desta doença desconhecem a sua condição, pois não sabem que percebem a vida de uma forma diferente das outras.

Life in Mars – David Bowie

Cada pessoa sente este fenómeno de uma forma diferente, mesmo sentindo um sabor ou cheiro ao tocar numa textura específica. Entre a percentagem de pessoas que sofrem desta desordem está Melissa McCracken, uma artista americana de 27 anos que vê cores quando ouve música.

Melissa McCracken, pintando música

Esta artista decidiu mostrar ao mundo o seu distúrbio neurológico, e a melhor maneira que encontrou foi pintar a música que ouve. O resultado é uma bela combinação de cores e formas que correspondem ao que cada som gera nela.

Radiohead – All I Need / Jeff Buckley – Hallelujah

O artista sempre gostou de pintar, especialmente a abstracção. Aos 16 anos de idade, Melissa apercebeu-se de que era uma sinestesta e, como todos estavam interessados no assunto, decidiu concentrar-se nas suas criações.

Em relação às suas obras, elas são diferentes consoante o seu género ou ritmo. O funk é representado por um estilo colorido e saturado, enquanto outros géneros são mais subjugados. Relativamente às guitarras, a Melissa usa normalmente cores douradas e para os pianos, efeitos marmorizados.

Love’s In Need of Love Today – Stevie Wonder

Para além das canções, a artista também pinta sons, embora, claro, não sejam tão incríveis como estas obras. A sinestesia é um fenómeno muito raro que normalmente não é diagnosticado, mas cada vez mais celebridades estão a falar dela!

Conhecias a sinestesia? Consegues imaginar poder ver música? Aguardamos os vossos comentários!

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *