Formação, Notícias

O que é Ukiyo-e? Gravura japonesa

A gravura japonesa: Ukiyo-e

Quando pensamos na gravura japones tendemos a lembrar as imagens explícitas que inúmeros artistas têm cultivado geração após geração. Hoje falamos sobre o que é Ukiyo-e e como difere de Shunga:

O que é Shunga?

Um estilo muito marcado, cheio de detalhes com imagens que deixam pouco a insinuar e com um conteúdo bastante agressivo com poucos ou muitos envolvidos na mesma representação. Esta arte chama-se shunga, mas de onde vem o shunga?

 

Chegamos assim à verdadeira matriz da gravura japonesa, a Ukiyo-e. Também conhecida como estampa japonesa ou pintura do mundo flutuante.

O que é Ukiyo-e?

Estas estampas japonesas são feitas por xilografia e foram particularmente populares nos séculos XVII e XX. Nessa altura, os temas mais populares eram as paisagens e o teatro. Para além, claro, de bordéis.

 

Originalmente, apenas era utilizada tinta indiana e a cor era aplicada depois à mão. Mas, como tudo o resto, a técnica evoluiu. O Suzuki Harunobu desenvolveu uma técnica de impressão em policromia para produzir estas impressões. Sempre com tons suaves e altamente graduados nos quais, como regra geral, o siennas e os azuis prevaleceram.

Tal como a gravura de hoje, era uma técnica muito fácil de produzir de forma massiva. Ganhou rapidamente popularidade. Na verdade, era a oportunidade perfeita para qualquer pessoa possuir uma obra de arte em sua casa. Mesmo no Japão rural ou menos próspero.

 

Ukiyo-e, passo a passo

Resumidamente e sem aprofundar, estas seriam as chaves para te aventurar na arte de ukiyo-e. Aqui estão os passos para fazer ukiyo-e:

  1. Primeiro é feito um esboço e pintada uma primeira camada sobre a madeira. Nesta etapa apenas o desenho é pintado.
  2. Posteriormente, o começa o trabalho artesão de deslocar o esboço e dividir as diferentes placas. Os pedaços de madeira são cortados.
  3. Cada placa é tintada e impressa várias vezes. Desta forma, é possível produzir cópias muito semelhantes ao desenho original.
  4. Finalmente, as placas são montadas para formar o desenho final e impressas em papel. Algumas placas podem ser impressas com tinta fresca ou após várias utilizações para reduzir a intensidade do tom e a cobertura da própria tinta.

Um belo processo artesanal, muito difundido embora não tão bem conhecido como o seu descendente erótico.

Curso de Xilografia

Agora que já conheces estes processos xilográficos toca aprender como fazer Xilografia. Para isto vos deixamos um curso online de como fazer xilografia. Se quiserem aprender a vos expressar usando madeira, tinta e papel, o curso de Luciano Ogura é para vocês. Descobram como criar uma série de retratos em contraste com a arte da xilografia. Ao vosso ritmo e a partir de qualquer dispositivo:

Acede aqui ao curso de Xilografia

Como fazer Ukiyo-e (em vídeo)

Aqui podes ver um vídeo incrível sobre o ukiyo-e. Não percas como é feita a impressão tradicional japonesa:

 

Sabias a diferença entre Ukiyo-e e Shunga? O que pensas? Aqui estão as melhores placas de madeira para xilogravura:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *