Gravura, Outras técnicas, Trabalhos manuais, Tutoriais

Como fazer Scraperboard?

Muitas pessoas não conhecem a técnica do scraperboard ou do scratchboard. Assim, hoje vamos apresentar o scraperboard, que é dedicação de grandes artistas. Além disso, te convidamos a conhecer alguns deles como: David Klein, Michael McCurdy, Peter Blake, Virgilio Finlay, John Schoenherr, ou Scott McKowen.

O que é o Scraperboard ou o Scratchboard?

Para começar, tenho de vos dizer que o scraperboard e o scratchboard é a mesma coisa. Cada palavra vem de um lugar diferente, nada mais: esta técnica é chamada de scraperboard na Grã-Bretanha e scratchboard na América do Norte e Austrália. Outro nome comum para esta técnica é esgrafito. Aqui está um tutorial sobre como fazer esgrafito com lápis de cera.

Queremos enfatizar que o scraperboard é tanto um meio ou estilo como uma técnica artística. Hoje em dia o mesmo nome é usado para várias coisas. Por um lado, para se referir à técnica original. Por outro lado, pelo estilo que tentamos reproduzir com pintura com um efeito muito semelhante.

História do Scraperboard

A técnica original consiste em trabalhar com brunidores, raspadores e outras ferramentas para gravura. Isto é trabalhado numa fina camada de argila china revestida com tinta da China. O scraperboard é normalmente trabalhado em preto. Embora por vezes também possa ser feito com tinta da China colorida. Deve-se notar que é muito interessante fazer a camada de argila china e adicionar várias camadas de diferentes cores no topo. Assim, ao raspar as camadas de superfície, a cor que permanece na composição final variará.

Compra aqui tinta da China para esgrafito

Existem registos de scraperboard do século XIX na Grã-Bretanha e em França. Foi utilizado como método de substituição para a madeira, metal ou os vários tipos de gravura mais caros. A ideia era facilitar a rápida impressão e reprodução em papel. Embora, em pouco tempo, se tenha tornado mais relevante a conservação das matrizes do que o resultado da própria cópia tintada.

Os usos têm sido muito variados, atingindo áreas tão diversas como a medicina e a ciência. O scraperboard permite trabalhar com um grande nível de detalhe. Por esta razão, tem sido muito fácil de exportar para outros ramos. Agora, e dada a fama alcançada pelas próprias matrizes, é uma técnica muito atractiva para ilustradores, gravadores e artistas de todo o tipo. Isto porque estão a tornar-se cada vez mais populares em espaços tais como galerias e museus.

Como se pode ver, o desenho é geralmente trabalhado com ecrã listrado. Embora, como na arte em geral, não existe uma regra específica. Tudo é para tentar, inovar e optar pelo resultado que procuramos.

Como fazer scraperboard (em vídeo)

Vamos agora com alguns vídeos sobre como fazer scraperboard. Este vídeo é muito útil para compreender e ser capaz de pôr em prática esta técnica e estilo. Neste primeiro vídeo explica-se como proceder com a técnica original.

 

Agora vamos com outro vídeo que tenta reproduzir a técnica apenas com papel, cujo resultado também é surpreendente.

 

Curso de retrato com tinta da China

Agora que conheces esta técnica artística é a hora de pô-la em prática. No post de hoje, recomendamos este curso de introdução ao retrato com tinta da China e aparo. Graças ao artista visual José Rosero aprenderás a interpretar, desenhar e dar caráter a uma personagem a partir do zero. Aprende passo a passo, ao teu ritmo e de qualquer dispositivo como já fizeram mais de 2.000 pessoas:

ACEDE AO CURSO DE RETRATO COM TINTA DA CHINA

Esperamos que o tenhas achado interessante! O que achas? Já conhecias o scraperboard, talvez com um nome diferente? Escreve-nos o que quiseres nos comentários!

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *