Pintura, Trabalhos manuais, Tutoriais

Como fazer uma pátina ou envelhecer as tuas esculturas

O que é a pátina e como se faz?

Artistas! Neste tutorial queremos falar sobre um acabamento muito interessante para a escultura: a pátina. O que é a patina, a camada azul que cobre os metais e o seu acabamento oxidado? Hoje dizemos-te o que é e como fazer uma pátina!

Para que se usa esta técnica?

Esta técnica de acabamento escultórico é perfeita para dar um toque especial às tuas obras. A pátina dará aos teus trabalhos um aspecto metálico desgastado. Quer sejam feitos de gesso, madeira ou qualquer outro material.

A pátina não é apenas utilizada para escultura, mas é também adequada para múltiplos trabalhos manuais. Para além de mobiliário ou paredes, esta técnica cobre os poros de qualquer superfície, de modo a que seja utilizada menos tinta nas camadas superiores. Além disso, a realização da pátina ajuda a dar volume às peças. A técnica melhora as suas sombras e lacunas. Enfim, tudo são vantagens!

Como fazer uma pátina?

Como já vimos, esta técnica pode ser executada em múltiplas superfícies e materiais. Claro que, dependendo do material utilizado, as tintas irão mudar. De qualquer modo, para esta técnica, precisarás do seguinte:

O que vais precisar para a pátina

  • Vedante para tapar os poros.
  • Tinta acrílica preta
  • Tinta azul
  • Cores metálicas: bronze, prata
  • Pincéis ou trinchas

Compra aqui os teus materiais para envelhecer as tuas esculturas

Agora que estamos esclarecidos sobre o que é, para que serve e de que precisas para começar, explicamos como patinar ou envelhecer as tuas esculturas:

1.- Selar os poros da escultura

A primeira coisa que deves fazer para evitar que a tua escultura absorva rapidamente a tinta e a perca é selar os poros. A aplicação deste produto dependerá do material com que o trabalho que vais patinar é feito. No caso de gesso ou argila, deves aplicar mais do que uma camada com um pincel e deixá-la secar. No caso de madeira, recomenda-se lixar previamente a superfície.

2.- Aplicar a base

Assim que os poros da escultura estiverem completamente selados, deverás aplicar uma base colorida. Se procuras um resultado típico das esculturas em bronze ou cobre, esta base deve ser feita em preto. No caso da sua utilização para pintar uma peça de mobiliário, recomenda-se que a base seja clara para não perder o estilo da madeira.

3.- Aplicar a cor para a pátina

Depois de aplicar uma base à tua escultura, deverás começar a envelhecê-la. Podes usar a cor que preferires para a primeira camada. Neste caso, a artista usa primeiro o azul e depois aplica o resto das cores.

Utiliza uma trincha seca com pouca cor para obter o efeito desejado e concentra-te nas fendas do trabalho para lhe dar um aspecto mais realista. É claro que podes fazer esta técnica com qualquer cor metálica para lhe dar um aspeto ou outro.

4.- Pinta detalhes

Após a primeira cor podes aplicar outras camadas de metalizadas para lhe dar um aspecto diferente. Este revestimento deve ser feito de forma lenta e cuidadosa. Sempre com um pincel seco e uma pequena quantidade de tinta. Uma vez terminado, e opcionalmente, só terás de aplicar um verniz para proteger o teu trabalho. Podes usar qualquer verniz acrílico ou mesmo um spray. Para que não tenhas dúvidas, aqui está o vídeo completo da Diana Mano Art!

Pátina com Betume Judaico

Outra das opções mais comuns para envelhecer esculturas é o Betume da Judéia ou betume judaico: um corante derivado do petróleo que é diluído com terebintina ou aguarrás. Em geral, este corante preto é usado para dar um toque de envelhecimento em várias superfícies ou para dar cor. Se quiseres saber mais sobre este processo, recomendamos nosso tutorial sobre o que é o betume judaico. Enquanto isso, te deixamos com um vídeo que preparamos sobre o betume em pó. Aprende a diluir e aplicar para envelhecer artificialmente os teus móveis:

 

Curso para restauração de móveis

Agora que conheces uma das maneiras mais comuns de restaurar a mobília, queremos mostrar-te outra coisa. Se quiseres aprender a restaurar os teus móveis de forma simples, dá uma olhada neste curso. O curso de Antic&Chic sobre restauração de móveis é perfeito para pessoas que querem começar este processo agradável. Cria peças de decoração únicas a partir dos teus móveis antigos e obtém espaços cheios de estilo e personalidade. A teu ritmo e de qualquer dispositivo:

Acede aqui ao curso de restauração de móveis

O que pensas desta técnica, artista? Já a experimentaste em alguma das tuas obras? Estamos à espera dos teus comentários e, se gostaste, partilha! Aqui estão os materiais para fazer uma pátina:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *