Gravura, Tutoriais

Como partir o papel para gravura

No mundo da gravura, como em muitas outras artes, a obra é tão importante como a moldura em que é enquadrada. Por esta razão, hoje queremos concentrar-nos em como partir o papel para gravura.

Tapies – Tutorial – Totenart

Quando falamos de partir o papel para gravura vemos isso como algo simples. De qualquer modo, é importante fazer uma boa apresentação das tuas gravuras. Embora seja verdade que o papel de gravura já teve o seu tempo, temos de pensar nisso. Houve momentos na história em que foi realmente valorizado e outros em que não lhe foi dada muita atenção… Por esta razão, preparámos este tutorial. Para que nunca descuides o talho do papel de gravura!

Para começar, é preciso ter em conta os materiais. Quando pensamos em cortar todos nós pensamos em tesouras ou num estilete. Neste caso, os elementos que “mutilam” o papel para estampar. Vamos ver quais são os materiais certos:

Materiais

Compra aqui o teu papel para gravura

Como partir o papel para gravura, explicação

  1. Medimos o tamanho da nossa placa e avaliamos quantos centímetros a mais queremos conceder por cada uma das margens.
  2. Fazemos algumas pequenas e finas marcas com o lápis na linha onde queremos dividir o papel. O grafite deve ser fácil de apagar.
  3. Coloca a régua na linha que pretendes cortar e marca-a com a dobradoira sem exercer demasiada pressão. Este passo consiste em marcar o papel pela primeira vez e assim, mesmo que se mova a régua no passo seguinte, já temos um sinal para nos guiar.
  4. Deixando a dobradoira de lado, colocamos a régua na parte em que vamos imprimir e pressionamos a régua contra o papel. Com a outra mão, levantamos a parte do papel que não fará parte do trabalho com firmeza e cortamo-la pela pressão da borda da régua.

Parece simples, mas é algo a que se tem de prestar muita atenção. Por vezes, são estes espaços brancos que dão vida e ar à nossa impressão. Ter em conta a composição ao cortar o papel ajudará a dar mais sentido ao trabalho final. Por exemplo, nesta impressão, a cor do papel desempenha um papel fundamental no que diz respeito ao vermelho e ao preto. Talvez se o espaço concedido pelo artista fosse maior ou menor, o significado conjunto seria diferente:

Cristina Ramos – Tutoriales – Totenart

Assim, de agora em diante, não há mais desculpas para não respeitar o ar e o espaço das composições. Existem outras questões de gravura sobre as quais gostariam de ler num tutorial? Aqui deixo-vos alguns materiais úteis para partir o vosso papel de gravura:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *