Outras técnicas, Pintura, Tutoriais

Como preparar papel de aguarela

Muitos de vocês já trabalharam em mais do que uma ocasião com aguarelas, mas que medidas tomam antes de começarem a adicionar cor? Hoje deixamos-vos com um tutorial para que saibam como preparar o papel para pintar com aguarela!

Como preparar papel de aguarela, vídeo

É estranho pensar que o papel de aguarela não está preparado quando se compra numa loja de belas artes, não é? A aguarela é uma técnica muito húmida e, por esta razão, o seu papel precisa de ser preparado de antemão:

Materiais para trabalhar com papel de aguarela

Como preparar o papel para aguarela, passo a passo

Para trabalhar com aguarela, devemos instalar-nos sobre uma superfície rígida que possa permanecer húmida, tal como um painel de madeira ou similar.

  1. Humedecê-lo tudo. Tanto a superfície como os dois lados do papel que vamos utilizar. Podes passar o material debaixo de uma torneira de água, ou com um pincel largo dar uma camada generosa de água a todas as superfícies.
  2. Colocamos o papel sobre a madeira ou superfície escolhida, certificando-nos de que está completamente colado e não tem bolhas de água ou ar. Nos papéis que têm adesivo, esta etapa deve ser meticulosa porque vai aderir no momento.
  3. Fixamos o papel com a fita adesiva gomada. Para o fazer, cortar tiras de comprimento igual ou superior às margens do papel, humedecer ligeiramente no lado pegajoso e colocar metade da largura sobre o papel e a outra metade directamente sobre o suporte.
  4. Tempo de secagem. Uma vez esteja tudo fixado, devemos deixá-lo secar, aproximadamente 24 horas, tentando não deixar que a luz solar afecte directamente o papel.

Depois de seguir estes passos e deixar passar o tempo de secagem adequado… Podemos começar a criar a nossa composição de aguarela!

Como retirar a fita gomada?

Não queremos terminar este pequeno tutorial sem mencionar como remover a fita (para aqueles que precisam dela porque as suas folhas não são pegajosas). Para o remover da folha é melhor seccioná-lo com um cortador ou bisturi. Para o retirar da superfície em que trabalhámos, basta molhá-lo de novo com água e passar a mão. A fita gomada sai muito facilmente passando suavemente a mão sobre ela.

Papéis de aguarela: tipos

Como mencionámos anteriormente, alguns papéis já têm o adesivo no verso para este tipo de técnica. É de notar que também podemos encontrar papel de aguarela em blocos, ambos colados nas quatro margens e apenas num lado. Recomendamos o colado nos quatro lados. Além disso, numa gama um pouco mais barata, também blocos com anéis. Além disso, os tipos de papéis de aguarela são diferenciados de acordo com múltiplos factores, entre os quais encontramos:

  • Papéis de aguarela de acordo com o grão

Antes de vos falar mais sobre papel de aguarela, vale a pena mencionar que pode ter texturas diferentes. A textura ou grão do papel dependerá do processo de fabrico e existem 3 tipos de papel de acordo com o seu grão:

  • Grão grosso: este é o mais áspero, com a maior textura. É recomendado para grandes desenhos sem detalhes, uma vez que a água e a tinta se espalha sobre o grão.
  • Grão fino: a sua textura é mais fina do que a anterior, embora ainda tenha grão. É fácil de usar e retém muito bem as pinceladas.
  • Grão acetinado: o grão acetinado tem um acabamento muito suave, quase sem textura. Esta textura é perfeita para artistas que fazem pequenos desenhos com traços finos e detalhados.

Encontra todos os tipos de aguarela em Totenart

  • Gramagem em papel de aguarela

Outro factor que faz a diferença entre um tipo de papel de aguarela e outro é a gramagem. A gramagem é o número de gramas por metro quadrado, ou seja, o peso do papel. Assim, quanto maior for a gramagem, mais espesso e mais resistente será o papel.

Como a aguarela é uma técnica baseada na água, devemos pensar numa gramagem suficientemente elevada para ela. Neste caso, o papel de aguarela mais utilizado é de 300 gramas, um meio termo perfeito. O papel de 300 gramas é suficientemente espesso para não se ondular. Portanto, é um papel perfeito mesmo que se uses muita água, o que é a coisa mais comum quando se começa a pintar.

Esperamos que vos tenha sido útil e que daqui em diante sigam estas dicas antes de iniciar uma aguarela. Afinal, um bom começo já garante uma grande parte do sucesso final do trabalho.

Curso para aprender a pintar com aguarelas

Agora que sabes qual a aguarela a escolher para pintar com aguarelas, é hora de começar a trabalhar. A melhor maneira de aprender a pintar em aguarela é fazer um curso. Entre as nossas recomendações encontra-se o curso online de pintura de retratos a aguarela. Neste curso online aprenderás tudo o que precisas para fazer os teus retratos de aguarela de uma forma simples.

Acede aqui ao curso de retrato artístico em aguarela

Antes de ter esta informação, já tinham seguido estas instruções? Como prepararam os papéis de aguarela? Aqui estão alguns dos materiais de belas artes de que necessitará para preparar o teu papel de aguarela:

2 respuestas a "Como preparar papel de aguarela"

  1. Noémia lopes 09 Mar, 2023 at 15:47

    Qual o produto recomendado para pintar em aguarela em cartolinas finas de cor de ou seja uma base para as tintas terem aderência ?

    Responder

    • Pablo 16 Mar, 2023 at 11:17

      Olá Noémia,
      A aguarela adere-se a qualquer cartolina de cor; o problema é que se for muito fina poderia enrugar-se ou até mesmo quebrar-se.
      Para mais informações sobre o melhor suporte para aguarela recomendamos este tutorial: https://totenart.pt/blog/tutoriais/escolher-papel-aguarela/
      Cumprimentos :D

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *