Outras técnicas, Trabalhos manuais, Tutoriais

Como reciclar papel de forma caseira

Neste tutorial te propomos uma actividade fácil e divertida que, combinada com outras técnicas tais como a imprimação de selos, podes criar obras muito interessantes e criativas.

Podemos utilizar este papel para fazer álbuns, cadernos, álbuns de recortes, marcadores de livros, postais, passepartouts, e tudo o mais que se possa imaginar.

O procedimento é muito simples, primeiro explicar-te-emos passo a passo para que não te perdas na explicação e depois partilharemos um vídeo que o ilustra de uma forma muito limpa e simples.

Materiais

  • Papéis (os jornais são os mais adequados, mas podes fazê-lo com quase todos os tipos de papel comum)
  • Duas tigelas ou recipientes com água
  • Bacia
  • Água
  • Liquidificador
  • Duas molduras ou bastidores (uma das quais tem de estar vestida com uma grelha metálica agrafada)
  • Tecido de feltro ou algodão

Se quisermos reciclar papel tornando-o colorido devemos acrescentar à lista:

Reciclagem de papel, passo a passo

  1. Cortar o papel em pequenos pedaços ou em tiras. Quanto mais grosso for o papel, mais pequeno recomendamos que o cortes, para que se desfaça mais facilmente.
  2. Numa tigela com muita água, é necessário por a molho os recortes e deixá-los durante um dia inteiro (podes os deixar menos tempo, mas com um dia terás a certeza de que o papel está em perfeitas condições para passar ao passo seguinte.
  3. Coloca a mistura no liquificador. É útil fazê-lo em lotes, porque é necessário colocar alguma da pasta com água suficiente antes de ligar o liquificador. Se não o fizermos, corremos o risco de a massa secar e de a máquina estragar-se.
  4. Viramos tudo na bacia, que tem de ser maior do que as duas molduras.
  5. Cria um molde montando as duas estruturas, uma em cima da outra, deixando a grelha metálica no meio e inserindo-a na bacia.
  6. Permite que a polpa invada o espaço do molde, não pegues demasiada mistura ou terás um papel muito espesso.
  7. Retira os bastidores ou molduras lentamente, para que a água drene para longe. Podes fazer alguns pequenos movimentos em plano para que a massa seja espalhada da forma mais uniforme possível.
  8. Desmonta o molde: para o fazer, levanta a moldura sem a grelha e coloca um pano absorvente (algodão ou feltro) sobre a folha que acabamos de extrair. Vira a peça e retira a outra moldura/bastidor, colocando outra peça de algodão por cima. Podemos usar placas de metal ou plástico para prensar e fazer que o pano empape antes a água e alisá-lo ainda mais.
  9. Finalmente, uma vez passados alguns minutos e colocada a folha a secar, podemos pendurá-la numa corda segurando-a com uma pinça. E dentro de uma hora (dependendo da espessura que demos ao nosso papel reciclado) tê-lo-emos pronto a usar.

Para tingir o papel com cor podemos adicionar entre o passo três e quatro, corante têxtil, ou café, ou pigmentos, ou aguarelas… É o mais durável e não perderá a cor no processo. É tão fácil como adicioná-la à mistura e agitá-la até ficar com uma cor uniforme.

Videotutorial para reciclar papel

O que pensam? Encorajam-se à reciclagem de papel?
Sendo originais, podemos fazer outras formas com o papel, quer usando molduras ou cortando-as. O que pensas desta proposta para o próximo Dia dos Namorados?

Tenho a certeza de que há muitas propostas e ideias que vos estão a passar pela cabeça neste momento. Digam-nos, o que fariam com papel reciclado?

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *