Serigrafia, Tutoriais

Como tirar fantasmas da serigrafia

Esta semana temos estado a pensar em limpar os bastidores de serigrafia. Hoje queremos falar-vos sobre os restos deixados na malha e algumas formas de remover os fantasmas na serigrafia:

Como limpar um ecrã de serigrafia

Quando trabalhamos em serigrafia, a limpeza é muito importante. Sempre que terminares a impressão deve limpar correctamente o ecrã para que não tenhas problemas nas impressões seguintes.

Para limpar o teu ecrã podes usar um removedor de emulsão, que é muito fácil de usar e o ajudará a remover a maior parte da emulsão do bastidor:

1.- Aplicar o removedor de emulsões em ambos os lados do ecrã.
2.- Esfregar com uma escova.
3.- Aplicar novamente o removedor e esperar 3 minutos.
4.- Esfregar e enxaguar com água quente.

O processo é simples, mas por vezes, por muito que limpemos o ecrã, ainda há restos, certo? Estes restos são conhecidos como fantasmas e podem estragar futuras impressões. Existem dois tipos de fantasmas: aqueles que mancham o ecrã mas não afectam as impressões posteriores e aqueles que deixam resíduos de tinta no ecrã. Estes últimos são os que deixam uma marca com forma de textura ou pequenos entalhes.

Como tirar os fantasmas em serigrafia?

Muitos de vocês perguntaram-nos como remover estas pequenas marcas dos vossos ecrãs, e como não temos nenhum material específico, fizemos alguma pesquisa! Devem ter em conta que em alguns casos não é necessário remover estes fantasmas, uma vez que não afectarão os seus resultados.

No entanto, muitos artistas gostam de limpar o ecrã até que este esteja como novo. Embora não devam ficar obcecados com isto, deixamos-vos alguns truques que encontrámos. Aqui vos deixamos um vídeo do Ej Ramirez no qual podem observar o processo do princípio ao fim, de uma forma caseira mas com bons resultados:

Como podem ver, neste vídeo eles não dão muita importância aos fantasmas. Por esta razão, deixamos-vos com um artista que vos mostra uma boa maneira, também em casa, de eliminar estes resíduos:

No caso de ter uma oficina de serigrafia preparada, terás certamente os instrumentos necessários para trabalhar melhor com os fantasmas. Se é esse o teu caso, deixamos aqui um vídeo de um produto especializado para este fim! Este método é o mais simples de todos, mas para todo o equipamento necessário é também o mais caro:

E tu? Como é que removes os teus fantasmas? Conheces algum outro truque, artista?

Compra removedor de emulsão aqui

Opiniões dos artistas sobre os fantasmas na serigrafia

Jorge Solis partilha connosco os seus truques para remover os fantasmas da serigrafia! Aqui está a informação:

“Não utilizo decapantes comerciais ou removedores de fantasmas, o meu método é caseiro, mergulhando as armações em cloro ou lixívia (…) Bem, depois de embebido em lixívia escorro verticalmente, sem secar ou enxaguar e com dois estofos de algodão ou wimper embebidos em diluente de boa qualidade. Esfrego em círculos, de ambos os lados ao mesmo tempo. Uma vez que a emulsão sai, troco a estopa e coloco-a de molho em diluente, mas desta vez aplico amido de milho (do tipo utilizado na panificação) e serve como abrasivo sem danificar a seda. Deve ser como uma pasta, uma vez retirada, lavo-a com detergente de louça”.

Curso sobre como fazer serigrafia passo a passo

Agora que conheces alguns truques para remover fantasmas na serigrafia, queremos dar um passo em frente. Se quiseres começar, recomendamos que dês uma vista de olhos ao curso de serigrafia em papel da Barba. Graças a este curso online aprenderás como fazer impressão serigráfica em papel a partir do zero: desde como criar a tua própria oficina de impressão serigráfica até como começar a estampar. Neste curso, realizado por mais de 8.000 estudantes, aprenderás do zero, ao teu próprio ritmo e a partir de qualquer dispositivo.

Aceda aqui ao curso de impressão em serigrafia de papel

Estamos à espera dos vossos comentários e, se gostaram, partilhem-nos! Aqui estão alguns materiais de serigrafia:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *