Outras técnicas, Pintura, Tutoriais

Como pintar com pincéis recarregáveis

Hoje vamos apresentar-te um tutorial muito simples para a utilização correcta dos pincéis recarregáveis. Estes pincéis, tal como as tradicionais, têm diferentes formas e espessuras, e são compostos por cerdas de pelo de fibra sintética. Se quiseres saber mais podes visitar o tutorial sobre tipo de pincéis recarregáveis.

O que são os pincéis recarregáveis?

Os pincéis recarregáveis são assim chamados porque a sua pega tem um tanque que está principalmente cheio de água. Isto torna muito mais fácil trabalhar com técnicas baseadas em água, especialmente em aguarela.

É uma ferramenta que oferece grandes vantagens, especialmente para aqueles que querem trabalhar com aguarela fora do atelier ou num ambiente exterior. Dá muita mobilidade ao pintor que não tem de transportar um recipiente de água que pode ser virado em qualquer altura.

Materiais

  • Aguarelas
  • Papel para aguarela
  • Pincel recarregável
  • Água, de preferência mineral (o pincel é enchido desenroscando o depósito preso à pega, vertendo água no interior e enroscando ambas as partes).
  • Papel absorvente, estilo papel de cozinha.

Como utilizar pincéis recarregáveis

Os pincéis recarregáveis podem ser utilizados de várias maneiras, aqui ilustraremos as mais recomendadas:

  • Carregamento manual de cor

Como se fosse um pincel de aguarela normal, molhamos as cerdas antes de ganhar cor, para isso temos de as prensar subtilmente na câmara de água. É importante fazê-lo suavemente e fora do nosso suporte para desenhar, porque se for muito pressionado se pode obter uma gota de água.
Carregar a cor passando o pincel sobre a pastilha de aguarela e aplicá-la no papel (que deve ser previamente molhado como em todas as técnicas de água).

Uma vez aplicada a cor na folha, pressionamos novamente o depósito de água com pouca força para que quantidades muito pequenas de água deslizem através dos pêlos do pincel para o papel. Quando a água chega à folha, podemos distribuí-la para fazer tons de cor mais subtis.

  • Reservatório com cor

Outra opção para evitar ter de utilizar pastilhas de aguarela é aplicar cor dentro da solução aquosa. Esta técnica pode ser muito útil quando se vai fazer desenhos monocromáticos. Neste caso, a água já terá uma carga de cor por meio de tinta (não à base de acrílico, pois poderia danificar os pêlos do pincel durante a secagem ou a obstrução do sistema) ou aguarela líquida.

 

  • Como solução aquosa para lápis ou marcadores

Como sabem, existem canetas e lápis de aguarela, com os quais se pode desenhar e depois aplicar-lhes água para conseguir esse efeito de aguarela no trabalho. Através do pincel recarregável podemos aplicar água sobre a pintura com o conforto característico deste pincel.

Compra aqui os teus pincéis recarregáveis

Recomendações

Limpar o pincel para mudar de cor é muito fácil. Tudo o que temos de fazer é deslizar o pincel sobre o papel de cozinha. Se necessário, iremos libertar pequenas gotas de água para ajudar a limpar as cerdas dentro do pincel.

Desmonta o pincel para limpar o mecanismo. Estes pincéis recarregáveis são concebidos de tal forma que todas as peças podem ser desmontadas para a limpar completamente se houver quaisquer vestígios de cor ou se, por qualquer razão, o sistema tiver ficado entupido.

Curso de caligrafia com pincéis recarregáveis

Agora que sabes um pouco mais sobre pincéis recarregáveis, estás na altura de aprender a usá-los. Se quiseres saber como usar pincéis recarregáveis, não percas este curso da artista Lucia Nolasco. Neste curso online poderás tirar o máximo partido dos teus pincéis de água e aguarelas e outros materiais. Aprende tudo sobre caligrafia e lettering com aqua brush ao teu próprio ritmo e a partir de qualquer dispositivo. Mais de 15.000 estudantes não podem estar errados:

Acede aqui ao curso de caligrafia com pincéis recarregáveis

O que pensas desta ferramenta? Útil, não é? Aqui estão alguns materiais de artes plásticas para começar:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *