Desenho, Outras técnicas, Tutoriais

Tutorial de desenho com aparo: texturas

Embora possa não parecer, o desenho a caneta é totalmente compatível com os gradientes. Através de texturas podes obter todos os valores tonais que desejares. Neste post mostramos-te como fazer texturas e tonalidades com aparo e tinta:

Desenho com aparo: como desenhar texturas?

Aqui estão algumas ideias para te ajudar a desenhar com aparo. Neste post em particular, vamos falar sobre como fazer texturas com aparo:

Eclosão

O método mais simples para criar gradientes no desenho com tinta é a eclosão linear. Nesta, são utilizadas linhas paralelas para preencher uma área. Com esta técnica, vamos ter uma ilusão de sombreamento, apenas brincando com a distância entre elas. Quanto mais próximas estão as linhas umas das outras, mais escuro é o resultado.

Outra forma de obter este sombreado é fazer linhas mais espessas. Para o fazer podes usar uma ponta mais grossa ou pressionar com mais força o aparo contra o teu suporte.

Raiado cruzado

Outra opção é utilizar o raiado cruzado: camadas de eclosão colocadas num ângulo. Normalmente, a primeira camada é vertical e a seguinte é horizontal. Depois disso, as linhas são feitas a quarenta e cinco graus e assim daí para frente. Uma vez que o raiado cruzado medido pode parecer mecânico, alguns artistas variam as direcções para acrescentar interesse.

Contorno Eclosão

As linhas colocadas num ângulo ligeiro criam um efeito moiré. Os fragmentos em forma de diamante são deixados em branco reforçando as áreas mais densas de valor. Esta técnica é frequentemente utilizada no desenho de figuras. Isto porque a direcção da linha ajuda a sugerir os contornos transversais do corpo. A eclosão que segue um contorno também pode ajudar a fazer com que os objectos apareçam mais tridimensionais.

Scumbling e Eclosão Aleatória

A scumbling é uma técnica também conhecida como “brilho pad”. Utiliza camadas e pequenas grafias, bem como pequenos rabiscos para criar uma sensação de valor e textura.

A variação de direcção e forma acrescenta mais interesse do que um simples rabisco circular. A técnica de eclosão aleatória utiliza camadas com linhas curtas e rectas. Desta forma, podemos conseguir uma variedade de texturas brincando com a ordem e organização das linhas. Para começar, tenta traços curtos aplicados verticalmente. Também se pode desenhar em ângulos rectos, seguindo um esquema ou em ângulos aleatórios.

Desenho ponteado com aparo

O desenho com aparo não se trata apenas de linhas. A utilização da técnica do ponteado é baseada no desenho de pequenos pontos para criar valor. Quanto mais próximos estiverem os pontos uns dos outros, mais escuro será o resultado. Os pontos maiores criam um valor tonal mais denso mais rapidamente, mas podem ser pesados. Aqui está um tutorial sobre como iniciar-se com o pontilhismo.

Compra aqui as melhores tintas de desenho

Embora o habitual no desenho a tinta seja trabalhar com tinta preta, é possível utilizar tintas de desenho coloridas. O uso de cores não é bom nem mau. É outra forma de o artista poder expressar a sua criatividade e poder expressar as suas ideias na obra.

No mercado, existem diferentes opções de tinta da China e tinta de desenho. Entre as mais utilizadas encontramos a tinta de desenho Winsor and Newton ou a tinta Vallejo. Além disso, existe também uma grande variedade de aparos e cabos ou paliteiros. É uma questão de encontrar a tinta que melhor se adequa ao nosso trabalho. Abaixo, deixamos-te um vídeo de Domestika para ver o aparo em acção com o Sergio Bleda:

Desenhar com aparo (em vídeo): Texturas

 

Curso de Ilustração com aparo

Se quiseres aprender mais sobre o mundo do desenho com aparo, não percas o curso de Introdução à ilustração com tinta da China. Neste curso online aprenderás a desenhar com aparo, ensinado pela Hilda Palafox.

Neste curso online de tinta da China esta artista de ilustração ensinar-te-á a dominar o pincel e a caneta com tinta. Uma forma perfeita de aprender on-line e ao teu próprio ritmo, que já foi experimentada e testada por mais de 8000 estudantes.

ACEDE AQUI AO CURSO DE ILUSTRAÇÃO COM TINTA DA CHINA

Escrita com aparo

Para além do desenho, os aparos têm uma utilização mais alargada: a escrita. A escrita com aparo destaca-se por ser muito económica. Na verdade, para escrever com aparo ou bico só é preciso a caneta e a tinta:

  • Tinta: para começar, obtém qualquer tinta de caligrafia. Primeiro podes optar por uma tinta preta e, pouco a pouco, comprar tintas de cor.
  • Cabo ou paliteiro e aparos: para comprar um aparo de escrever, recomendamos que comeces com um set de aparos. Desta forma poderás conhecer os tipos de bicos e escolher o que melhor te convier.

Se quiseres saber mais sobre isto, consulta o nosso tutorial sobre tipos de cabos. Aqui está um vídeo para te mostrar como escrever com um bico ou aparo. Como podes ver, só precisas de uma caneta e alguma tinta para obter resultados surpreendentes:

 

E tu, como crias as tuas texturas quando trabalhas com tinta e aparo? Aqui estão as melhores tintas de desenho e aparos:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *