Outras técnicas, Trabalhos manuais, Tutoriais

Como fazer aparos para escrita gótica

Já há muito tempo que não te trazemos um tutorial com algum trabalho manual, certo? Bem, hoje apresentamos-te uma das mais úteis que encontrarás e que será muito barata: como fazer os teus próprios aparos para escrita e desenho.

Como fazer os teus próprios aparos

Não importa a tinta que utilizas para a tua caligrafia ou a forma como gostas de trabalhar, precisarás sempre de uma ferramenta chave, certo?

Os aparos para desenho e escrita não são um material muito caro, mas o que poderia ser mais bonito do que fazer as tuas próprias ferramentas? Hoje apresentamos-te um tutorial para que possas fazer as lindas letras que desejas com um aparo perfeito feito por ti e com os materiais que tens em casa.

De que é que vais precisar?

  • Lata de refresco.
  • Pauzinho de gelado ou qualquer instrumento semelhante.
  • Tesouras.
  • Estilete.
  • Alicate.
  • Fita adesiva.

Passo a passo

1.- Corta a lata e remove a parte superior e inferior. Tem de se manter apenas a parte central da lata.

2.- Quando tiveres a parte central da lata, faz um rectângulo de 50 x 60 mm.

3.- Dobra o rectângulo de lata duas vezes. Faz isto com cuidado porque se pressionares demasiado podes quebrar o material. É importante mantê-lo rígido mas não quebrá-lo.

4.- Insere o pauzinho que vais usar como pega entre os dois lados da lata e marca o que sobra do lado aberto no alumínio.

5.- Corta a parte restante. Vamos utilizar este corte para colocar a fita adesiva e segurar a ponta do caneta estilográfica ao nosso cabo.

6.- Coloca a pega no futuro aparo e prendê-lo com fita adesiva. É importante que não se solte, por isso é melhor fazê-lo lenta e cuidadosamente.

7.- Com o alicate, dobra a lateral da caneta para dentro e alisá-la para fora.

8.- Finalmente, corta a ponta ao tamanho desejado, achatá-la e lixá-la.

Neste caso, o artista cortou a caneta para 6 mm mas podes fazer a ponta como quiseres. Outra opção, por exemplo, é a que o artista feito.by.edgar faz, como se pode ver nas imagens, ele fez um pequeno corte na sua caneta e o resultado é incrível.

Deixamos aqui o vídeo completo do artista de lettering Jackson Alves, caso tenhas alguma dúvida, vai para o seu canal para mais caligrafia!

Curso de caligrafia gótica

Agora que tens a tua ferramenta de caligrafia gótica é tempo de aprender a escrever. Neste caso, recomendamos um curso de caligrafia gótica para tirar o máximo partido da tua ferramenta. Neste curso de Oriol Miró aprenderás como fazer caligrafia gótica facilmente e como desenhar uma etiqueta por ti próprio. Cerca de 3000 artistas já aprenderam a escrever caligrafia gótica com este curso, ao seu próprio ritmo e a partir de qualquer dispositivo.

Aceda aqui ao curso de caligrafia gótica

Já alguma vez tentaste fazer o teu próprio aparo? Tens algum truque? Estamos à espera dos vossos comentários, artistas, e se gostarem, partilhem-no!

Fontes: Jackson Alves

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *