Outras técnicas, Tutoriais

Fitas de medição do PH: uso

Dentro do mundo da arte, e para certas técnicas é necessário conhecer a acidez de um líquido para algum processo. Para tal, devemos ser capazes de descobrir o seu PH, uma vez que, de acordo com o seu valor, considerá-lo-emos básico ou ácido. Para isso utilizamos um produto chamado medidor do PH. O conheces?

As tiras de medição do PH permitem-nos conhecer o valor exacto deste líquido graças à sua escala de 14, na qual o 7 é considerado PH neutro. Como exemplo a água, que nos deve dar este valor 7 de neutralidade. Se não der este valor 7, saberemos que a água não é perfeitamente pura.

IMPORTANTE: No caso do número ser inferior a 7 são mais ácidos, enquanto os números superiores a 7 até 14 são mais alcalinos.

Compra aqui o teu medidor de PH

Formas de uso das fitas de medição do PH

A forma como temos de usar as tiras para medir o PH é muito simples:

  1. Para começarmos, num copo perfeitamente limpo, colocamos o líquido que queremos medir. É realmente importante que não tenha impurezas para que não adultere os resultados.
  2. Depois, separamos uma fita reativa que será usada para o teste.
  3. Quando a tenhas, humedece ligeiramente a fita no líquido. O tempo dependerá da marca do livro reativo de testes utilizado. Pode variar de 1 a 20 segundos, dependendo do fabricante.
  4. Retira a fita do líquido depois de decorrido o tempo.
  5. Comparamos a cor resultante da tira com o gráfico fornecido pelo fabricante para descobrir o valor. Normalmente, os valores ácidos são representados com tons quentes (vermelho, laranja, etc.) e os valores alcalinos são representados com cores mais frias (azul, verde…)

Em resumo, os medidores de PH, embora não sejam um material de Belas Artes muito comum, são necessários em vários processos em que precisamos saber o valor exato da acidez ou alcalinidade do líquido como, por exemplo, na técnica litográfica.

E tu, para que usas os medidores de PH? Aqui estão algumas das nossas recomendações:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *