Gravura, Tutoriais

Gravura ao açúcar: uma técnica da água-tinta

Gravura ao açúcar

O que é a gravura ao açúcar? A gravura ao açúcar é uma variação da clássica água-tinta. Enquanto em água-tinta é aplicado verniz para proteger a placa do ácido, na água-tinta ao açúcar a mistura de tinta e açúcar é aplicada nas áreas que serão atacadas pelo mordente. Desta forma, são obtidas pinceladas em positivo. Deve notar-se que esta técnica se baseia na solubilidade do açúcar na água.

Processo da água-tinta ao açúcar

  1. Para levar a cabo esta técnica é necessário começar por preparar a matriz. Para o fazer, cobre-a com resina de colofónia.
  2. Depois, é tempo de preparar a solução de açúcar. Para o fazer, dissolve o açúcar até à saturação numa mistura de tinta da China(60%) e água (40%).
  3. Quando tiveres a solução de tinta da China e açúcar pronta estás na altura de pintar a placa. Com a ajuda de um pincel, desenha sobre ela. Tem em mente que a parte desenhada será a parte que mais tarde será gravada com o mordente. Deixa secar.
  4. Quando a mistura de tinta da China e açúcar estiver seca, aplica o verniz de gravura. Para tal, aplica uma camada fina e uniforme sobre toda a superfície da placa.
  5. Quando o conjunto estiver seco é altura de remover a tinta da China. Para tal, deita água quente sobre a placa (sem ferver). Se não tiveres pressa, podes deixá-la de molho num balde de água.

Quando a tinta da China é diluída, a placa e a resina são expostas. Quando se mergulha a placa no ácido, este atua nas áreas onde a tinta da China foi aplicada com açúcar. Depois disto, a única coisa a fazer é limpar a placa, tingi-la e estampar.

Compra aqui todos os materiais de gravura

Se quiseres obter um preto com relevo deves atacar a resina com o ácido com uma profunda mordida. Uma vez enxaguado e desengordurado pela mesma acção do mordente volta a resinar a placa. Em seguida, aplica uma chama leve, sem queimar o verniz protector. Depois disto, iremos introduzi-lo novamente no mordente até criarmos um pontilhado que permita reter a tinta na impressão. Caso tenhas alguma dúvida, deixo-te com este vídeo do Christian Carrillo Cáceres:

Gravura ao açúcar (em vídeo)

 

Outras opções

Para além da solução de tinta da China e açúcar existem outros médios solúveis. Um exemplo é a guache ou têmpera (de cor escura) dissolvida em goma arábiga ou cola branca com água, e o leite condensado.

O que pensas sobre esta técnica, a conhecias? Aqui estão alguns dos materiais necessários para a gravura ao açúcar:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *