Gravura, Tutoriais

Gravura Carborundum

Como sempre, em Totenart adoramos falar-vos dos produtos mais estranhos. Desta vez, muitos de vocês perguntaram-nos sobre o Akua Carborundum Gel, e isso é normal! Como sabemos que este produto pode ser complexo, devemos-te uma explicação: como fazer a gravura carborundum.

O que é o Carborundum Gel da Speedball?

No final dos anos 60, em Paris, uma nova técnica de gravura começou a ser realizada. Para este fim foi utilizado um composto chamado carboneto de slício ou carborundo. Este material é quase tão duro como o diamante. Por esta razão, é perfeito para a gravura, pois resiste perfeitamente à pressão do tórculo.

Ao tingir este carboneto, que é semelhante à areia ou ao papel de lixa, retém a tinta em maior ou menor grau, dependendo da forma como é aplicada. Desta forma, são conseguidas múltiplas texturas ao gravar. Assim, este produto produz resultados com uma textura arenosa:

Desde sempre, a sua utilização tem andado de mãos dadas com um longo procedimento. Primeiro aplicava-se o verniz à matriz e depois o carborundo era polvilhado. Uma vez espalhado, era ainda necessário fixá-lo à placa. Agora as coisas mudaram:

Compra aqui Gel de Carborundo da Speedball

Como utilizar o Carborundo?

Embora a gravura carborundum fosse um processo muito complexo, melhorou agora. Agora a Speedball saiu com uma versão muito mais prática: o gel carborundo de Akua. Com o novo Gel Carborundum já não tens de passar por todo o processo. Com um rolo ou pincel espalha-se o gel na placa e só é preciso deixá-lo secar para começar a gravar.

Gravura com Carborundum

Este processo consiste em criar o desenho directamente sobre o suporte de gravura, aplicando o gel. Uma vez seco, é tintado para fazer gravuras texturizadas e relevos com uma placa de gravura ou à mão.

1.- Aplicação de Gel Carborundum

O carborundo pode ser aplicado em quase qualquer suporte: cartão, metal, plástico, acetato ou madeira. Basta ter em mente que, se o material for muito acetinado ou gorduroso, devemos riscá-lo de antemão. Isto facilitará a aderência do produto.

Embora possa ser aplicado com qualquer material, é aconselhável a utilização de um rolo de goma. Desta forma, não correrás o risco de danificar a superfície.

Para desenhar sobre o carborundo, podemos fazê-lo enquanto está molhado ou quando está seco:

  • Enquanto o Gel de Carborundo está molhado podemos matizar os desenhos com pincéis ou outros instrumentos.

  • Quando o gel está seco se pode riscar com outros objetos, tais como paus de modelagem ou ponta seca.

2.- Secagem

Uma vez aplicado o Carborundum é importante esperar que seque devidamente para que não fique colado ao papel quando a gravura é feita. Em relação ao tempo de secagem do Carborundum:

  • Se uma camada fina tiver sido aplicada devemos esperar pelo menos uma hora.
  • Se tiveres aplicado uma camada ligeiramente mais espessa, de duas a três horas.
  • Se tiveres aplicado uma camada muito espessa é recomendável esperar um ou dois dias.

Quando o produto estiver seco a placa ficará áspera dando a sensação de lixa.

3.- Limpeza

Depois de ter feito a tua gravura é importante limpar bem a tua matriz para poder reutilizá-la. Para o fazer, limpar a tinta suavemente utilizando um pano macio. É preferível utilizar um pano de microfibras e, com detergente, esfregar levemente:

Gravura carborundum (em vídeo)

Abaixo podes ver alguns vídeos com as diferentes formas de aplicar o carborundum e os seus resultados:

 

Já alguma vez experimentaste a técnica do carborundo?

Aqui estão todos os produtos da Speedball Akua Intaglio:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *