Gravura, Pintura, Tutoriais

Gyotaku, a arte de imprimir peixes

É evidente que existem centenas de tipos de gravura. Hoje vamos falar-vos de uma técnica muito especial. Esta técnica de ravura é muito simples e é amplamente utilizada no Japão: o que é Gyotaku?

O que é Gyotaku?

O Gyotaku é um método artístico tradicional japonês. Esta técnica consiste na impressão natural de um objecto. Neste caso, dos peixes. O nome “Gyotaku” não pode ser mais específico sobre aquilo em que consiste a técnica: Gyo significa “peixe” e taku significa “esfregar”. Portanto… não há dúvidas sobre como esta técnica é levada a cabo.

Poderíamos comparar esta técnica com a câmara fotográfica. Isto porque vem de pescadores que queriam ter um registo das suas melhores capturas. Desta forma, os marinheiros podiam capturar o aspecto da peça capturada. Assim, poderiam mostrá-lo sem ter de levar o peixe com eles.

Materiais para Gyotaku

  • Tinta
  • Pincéis
  • Papel
  • A tua melhor pesca!

A questão dos materiais de gyotaku é um pouco complexa. Isto porque os peixes utilizados são depois expostos e devolvidos ao mercado. Por esta razão, todas as tintas e pigmentos utilizados para fazer estas estampas devem ser naturais. Há artistas que utilizam tinta de lula ou tinta sumie.

Para papel gyotaku, o papel de arroz é normalmente utilizado. Este papel tradicional oferece os melhores resultados nesta técnica.

Como fazer Gyotakus

Primeiro, para fazer o gyotaku, um dos lados do peixe é tintado com uma folha dobrada. Depois, o outro lado do peixe é tintado e coberto com a outra parte do papel. Ao deixar a peça no meio das duas partes das folhas, pressione-a suavemente com a mão. Desta forma, esfregamos subtilmente o papel castanho para que o desenho seja fixado em ambos os lados.

Quando a técnica está terminada, é habitual acrescentar alguns toques como algumas pinceladas coloridas. Isto deve-se ao facto de ser originalmente impresso utilizando apenas a cor preta. Actualmente, também pode ser feito directamente com tintas de cor.

Embora esta técnica tenha nascido como um meio para representar os peixes, hoje em dia pode ser utilizada com outros elementos. Quer pertençam ou não ao mundo marinho.

Como imprimir peixes, passo a passo em vídeo

Curso de caligrafia japonesa

Agora que já conheces uma das técnicas artísticas japonesas queremos recomendar-te um curso. Embora não seja Gyotaku, o Shodo é uma técnica japonesa muito interessante. Se visitares o curso online Shodo: Introdução à caligrafia japonesa descobrirás, pela mão de Rie Takeda, todos os segredos desta técnica. Entre as vantagens deste curso encontramos o seu conforto. Como é um projeto online permite realizá-lo a teu ritmo e desde qualquer dos teus dispositivos. Já mais de 3.000 estudantes aprenderam a fazer caligrafia japonesa graças a este curso. Não percas este curso online Shodo de 16 aulas e obtém o teu certificado!

Acede aqui ao cuso de Shodo

O que acharam? Atrevem-se a fazer gyotaku com a compra da peixaria? Conheciam este tipo de monotipos?

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *