Outras técnicas, Pintura, Tutoriais

Óleo em barra e pastel de óleo: diferenças

Para além da tradicional pintura a óleo, existem cada vez mais formatos. Hoje queremos esclarecer as diferenças entre o óleo em barra e os pastéis de óleo:

Óleo em barra e pastel de óleo, diferenças

Há pouco tempo atrás, fizemos um tutorial sobre óleo em barra. No entanto, muitas pessoas perguntam qual é a diferença com o pastel de óleo. Por esta razão, neste post queremos analisar as peculiaridades de ambos os materiais. Começamos com uma breve definição de cada um para continuarmos a falar das suas diferenças:

O que é o óleo em barra?

O óleo em barra é uma cor de óleo de qualidade sob a forma de uma barrinha. Graças ao seu formato, permite pintar livre e directamente sobre a superfície desejada. As barras de cor de óleo são únicas no seu formato. Dá ao artista uma cor de óleo ricamente colorida com a consistência da manteiga e a liberdade de trabalho dos pastéis.

A composição da barra de óleo é feita de pigmentos de alta qualidade. Além disso, a sua consistência é devida a ceras e óleos especialmente seleccionados. Desta forma, o artista consegue excelentes resultados muito semelhantes à pintura a óleo tradicional.

O que são pastéis de óleo?

Naturalmente, os pastéis de óleo são semelhantes em aparência às barras de óleo. No entanto, têm uma composição muito diferente. Os pastéis de óleo têm uma composição rica em óleo. Não mancham e, para os esfumar, é preciso usar algumas gotas de terebintina. É um instrumento de pintura que tem a franqueza das cores pastel, mas com a intensidade do pastel de óleo.

Compra pastéis de óleo aqui

Diferenças entre barras de óleo e pastel de óleo

Depois de definir cada um dos sticks de óleo deixo-vos com as diferenças entre a barra de óleo e o pastel de óleo:

  • Diferenças relativas à composição

Quando trabalhamos com Oilbar podemos desenhar directamente sobre a tela ou suporte como se fosse uma pintura a óleo tradicional. Isto deve-se ao seu elevado nível de pigmento, o que a torna uma pintura muito densa e de cobertura.

Por outro lado, os pastéis de óleo são muito fáceis de manusear mas a sua cor não é tão intensa como no outro caso. Isto também se deve ao seu tamanho. Os pastéis de óleo destinam-se a superfícies mais pequenas.

  • Usabilidade e manuseamento

Os óleos em barra são feitos com uma película que cobre todo o pau. Isto evita que manche a pessoa que trabalha com ele. Mesmo assim, é um material pegajoso, e deve ser tomado com muito cuidado ao manuseá-lo, como se fosse uma tinta tradicional a óleo.

O pastel de óleo, por outro lado, tende a libertar pó de pigmento. Ao contrário das pinturas a óleo, isto não é normalmente um problema se não se molhar. Ou seja, se cair um pouco no trabalho basta soprar. Não tentes removê-lo com a mão ou com qualquer elemento que possa estar molhado.

 

Médiuns

Outra característica importante destas barras é o tipo de médio utilizado. Em nenhum dos casos é obrigatória a utilização de médios, pois a pintura flui através da tela sem qualquer problema.

No caso dos óleos em barra é uma questão de gosto e preferência de acordo com o estilo. Por outro lado, o caso dos pastéis é um pouco diferente. Para desfocar e integrar os tons na tela podes escolher entre duas formas diferentes. Primeiro, podes esperar que a pintura seque e trabalhes com ela, esfumando. Outra opção é agir no momento da aplicação da tinta. Para isso deves usar um pouco de terebintina.

Se quiseres saber mais, podes ler o nosso post sobre como utilizar pastéis de óleo.

Curso de pastel a óleo

Agora que já sabes a diferença entre o pastel de óleo e óleo em barra, gostaríamos de recomendar um curso muito interessante sobre o assunto. Nosso favorito é, sem dúvida, o curso de Desenho criativo com pastéis de óleo. Graças a este curso aprenderás a teu ritmo da mão dos ilustradores de Fortuna Studio. Aprende passo a passo a fazer uma ilustração com pastel de óleo de qualquer dispositivo, a teu ritmo e de forma online.

Acede aqui ao curso de Desenho criativo com pastéis de óleo

Esperamos que este post tenha esclarecido algo para ti e que tenhas encontrado as diferenças entre os óleos em barra e os pastéis de óleo. Se tiveres alguma pergunta, não hesites em nos fazer. Aqui deixamos-te os melhores pastéis de óleo e óleos em barra:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *