Outras técnicas, Tutoriais

Pincéis orientais: como cuidar deles

Se fizermos dois grandes (muito grandes) grupos de pincéis, podemos diferenciar entre os ocidentais e os orientais. É claro que fazer esta distinção é uma loucura, mas hoje queremos falar sobre esta última e de como é importante cuidar dela! Aqui deixamos-te uma guia sobre os pincéis orientais!

O que são os pincéis orientais?

Os pincéis orientais ou pincéis asiáticos são as mais utilizados para a caligrafia, mas são também ideais para a realização de desenhos múltiplos. Estes tipos de pincéis são normalmente utilizados com técnicas como a aguarela ou a tinta da China, uma vez que têm uma grande capacidade de absorção.

Estes pincéis são feitos de diferentes pêlos de animais e normalmente têm cerdas muito longas. A principal vantagem destas ferramentas é que ao variar a pressão e a inclinação do pincel, é possível conseguir diferentes traços. Podem-se criar linhas finas usando apenas a ponta ou pintar grandes superfícies, aplicando mais pressão.

Se estiveres a pensar em trabalhar com estes pincéis, deves ter em mente que eles podem ser mais difíceis de usar no início. As suas longas cerdas precisam de mais controlo da ferramenta e mesmo a quantidade de tinta que absorvem pode ser um problema quando se começa com esta arte!

Como cuidar dos teus pincéis orientais

Como todos os pincéis, os orientais precisam de cuidados para permanecerem perfeitos. O problema é que são normalmente mais delicados do que os ocidentais devido ao comprimento das suas cerdas… por esta razão, aqui estão alguns truques para fazer durar os teus pincéis por muitos mais anos:

Encontra aqui o teu pincel oriental

Como limpar um pincel novo

Como sabem, os pincéis novos são geralmente comprados com uma camada fina de adesivo para proteger as suas cerdas. No caso destes pincéis, a camada é maior e é muito importante que a retires correctamente. Neste vídeo do Henry Li pode ver todo o processo:

A melhor maneira de libertar o pincel desta camada é enxaguá-lo com água na palma da mão. Após remover a maior parte do adesivo podes deixar o pincel na água durante 30 minutos, mas atenção, nunca sobre a ponta do pincel! É importante que o faças com água fria e com muito cuidado, especialmente no topo das cerdas, onde se encontra o cabo.

Como limpar um pincel oriental

É importante que limpes os teus pincéis quando terminares de os utilizar. Os pincéis deste estilo têm muitas camadas de cerdas o que pode fazer que a tinta seque no interior e estragar a ferramenta. Ao contrário dos pincéis ocidentais, não é recomendado usar qualquer tipo de sabão, apenas água fria! Limpa os teus pincéis sob uma torneira aberta e separa as cerdas com os dedos. Deixamos-te com um vídeo do Esteban Martinez para te dar uma ideia de como limpá-los:

Uma vez limpos, é importante secá-los com papel ou um pano muito macio. Não é necessário secá-los completamente, pois podem ser deixados de cabeça para baixo num porta-pincéis!

Curso de Caligrafia Japonesa

Agora que conheces um dos materiais necessários para Shodo, gostaríamos de te recomendar um curso. Se visitares o curso online Shodo: Introdução à caligrafia japonesa, descobrirás, da mão de Rie Takeda, todos os segredos desta técnica. Uma das vantagens deste curso é a sua conveniência. Como é um projecto on-line, podes fazê-lo ao teu próprio ritmo e a partir de qualquer um dos teus dispositivos.

Acede aqui ao curso de Shodo: Introdução à Caligrafia Japonesa

Mais de 3.000 estudantes já aprenderam a fazer caligrafia japonesa graças a este curso. Não percas este curso de shodo online de 16 lições e obtém o teu certificado! E tu? Como é que cuidas dos teus pincéis? Temos pincéis orientais a um bom preço:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *