Pintura, Tutoriais

Tipos de tela, ensamblamentos e tipos

Há algum tempo atrás publicámos um artigo sobre como escolher o formato de uma tela. Hoje vamos falar sobre os tipos de tela mais comuns. Para os dividir, teremos em conta dois aspectos: o tipo de montagem ou ensamblamento e a forma como a tela se mantém sobre a moldura.

Tipos de tela de acordo com o ensamblamento

Entendemos pela montagem de uma tela a forma como na que é unida ao bastidor. Para aqueles que não sabem, o bastidor é a parte de madeira que segura a tela. De acordo com o seu ensamblamento podemos encontrar tela francesa (à esquerda) ou tela espanhola ou de forquilha (à direita):

Tela espanhola ou tela de forquilha

Como podemos ver na imagem superior direita, nestes ensamblamentos uma madeira é inserida no espaço da outra. Este acoplamento é composto por três elementos chamados: espiga, flange e mocheta.

Estas telas têm sempre o tecido colado a toda a superfície da madeira. Isto costumava ser uma desvantagem porque por vezes a tela era marcada no lado visível da tela. Por esta razão, e como se pode ver na fotografia, muitas marcas baixam e arredondam a borda a favor do tecido:

Tela francesa

Na imagem superior esquerda podemos ver a tela francesa. Este tipo de tela insere uma parte da madeira na ripa seguinte. Assim, forma sempre a figura mostrada na imagem. É muito fácil de montar e oferece uma grande variedade na combinação de algumas madeiras com outras.

Compra aqui bastidores baratos

Tipos de tela de acordo com a posição do tecido

Outra forma de definir os tipos de tela é de acordo com a forma como é fixado o tecido da tela ao bastidor ou moldura. Neste caso há telas com o tecido no ar (à esquerda) ou com o tecido colado (à direita):

Tela com tecido colado

Como o nome sugere, a tela colada é totalmente aderida à madeira em três dos seus quatro lados. Isto pode ser visto no ensamblamento de tela espanhola ou no modelo de forquilha. A tensão da tela só deveria ser fixada na parte de trás da tela. Apesar disso, em muitos casos também encontramos pregos ou agrafos nos lados das telas como reforço.

Tela com tecido no ar

Este tipo de tela não é fácil de fazer em casa, mas uma vez apanhado o jeito, oferece muito bons resultados porque a tela não sofre qualquer tipo de fricção no interior. O bastidor sem a tela é o que aparece na imagem.

Uma vez conhecidos os tipos de telas sugerimos que faças a tua própria tela. Desta forma, podes escolher o tipo de tecido, a forma das ripas, o tipo de ensamblamento, etc. Aqui deixamos-te um tutorial feito por nós sobre como fabricar uma tela.

Tipos de tecidos para telas

Independentemente de como o tecido é colocado sobre o conjunto da tela é importante conhecer os tipos de telas para pintar. Em geral, as telas mais utilizadas para pintar são de linho e algodão. Para além destas, há artistas que pintam sobre cânhamo, juta ou tecidos sintéticos. Para começar a falar de tecidos para tela, vamos enumerar os seus tipos:

  • Tela de linho para pintar

As telas de linho são as mais famosas do mundo da arte. Isto acontece porque o linho é a fibra têxtil mais antiga da história da humanidade. Por esta razão, são consideradas como o tecido para pintura mais durável. Esta característica também faz deles um dos tecidos mais caros. Devido ao seu preço, as telas ou tecidos de linho são recomendadas para obras de arte finais, e não para esboços ou pintura em estúdio.

Relativamente às características do linho, esta tela destaca-se pela irregularidade da sua trama. Para além disso, a sua cor e textura tornam-no irresistível para muitos artistas. Naturalmente, a sua durabilidade e resistência também ajudam. Estas telas suportam melhor as mudanças de temperatura e humidade. Além disso, por serem tão resistentes, podem ser esticadas mais do que outras telas, oferecendo assim melhores resultados.

Vale a pena notar que o tecido de linho está disponível em tela crua, como a imagem acima, ou em branco. Outra característica é que, em geral, estas telas têm geralmente tachas nos lados.

  • Tecido de algodão para tela

Como já dissemos, as telas de algodão estão entre as mais utilizadas na arte. Isto deve-se à sua relação qualidade/preço. Em geral, a maioria das telas que se compram ensambladas são feitas de tela de algodão. Vale a pena notar que esta tela é a mais recomendada quando se começa a pintar.

Entre as características da tela de algodão está a sua trama, que é mais regular do que o linho. Embora resista pior à humidade do que o linho, se aplicares uma boa pré-camada dará muito bons resultados. Quanto à sua durabilidade, ainda não podemos compará-la com as telas de linho. Isto porque as telas de algodão são relativamente novas: só a passagem do tempo determinará a sua durabilidade.

  • Outros tecidos: juta e cânhamo

Para além dos tecidos mais comuns, alguns artistas utilizam outros tecidos para as suas telas. Este é o caso do tecido de juta ou tecido de cânhamo.

 

A juta é o tecido de serapilheira ou de saco. É um tecido com fibras muito espessas e uma trama muito separada. Por esta razão, tem de ser impregnada com uma imprimação muito espessa. Este tecido não é recomendado para pintura, pois a humidade e outras alterações estragam-no rapidamente.

O cânhamo é um tecido com fibras mais resistentes do que a juta. Em comparação com tecidos mais comuns, é mais grosso do que o linho, mas mais forte e mais durável do que o algodão. O tecido de cânhamo pode resistir ao tempo e à humidade.

Estes últimos tecidos são os menos utilizados para pintura. Em vez disso, muitos artistas optam por tecidos feitos de fibras sintéticas. Podem ser feitos de poliéster ou outros materiais ou mesmo uma mistura de diferentes fibras. Embora esta seja a escolha mais barata, ainda não existem telas sintéticas de alta qualidade. É fácil para elas rasgar ou amarelar com o tempo.

Compra aqui todos os tipos de tecidos para tela

Qual tela é melhor para a pintar?

Agora que conheces os tipos de tela podes estar a perguntar-te qual é a melhor tela para pintar. Naturalmente não há uma única tela para pintura, mas cada artista escolhe uma de acordo com as suas necessidades. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a saber qual a tela a escolher:

  • Se quiseres fazer estudos ou esboços podes utilizar telas sintéticas. Embora não tenham muita qualidade, são suficientes para este tipo de arte. Poupa para fazer esboços.
  • No caso de querer pintar retratos, hiperrealismo ou trabalhos com detalhes, recomendamos uma tela de grão fino. Actualmente, a tela extra fina para óleo e acrílicos tem uma gramagem perfeita para o hiperrealismo.
  • Para um trabalho em que utilizamos camadas grossas de tinta, recomenda-se a utilização de tecidos de granulação grossa. Recomenda-se também acrescentar texturas na tela ou dar um aspecto rústico.

Curso online de pintura a óleo

Agora que já conheces um dos materiais básicos para pintar óleo ou acrílico chegou a hora de começar a trabalhar. Para isso podes fazer um curso online de iniciação à pintura a óleo. Um curso online ministrado pelo artista Ale Casanova, no qual aprenderás tudo sobre a técnica. Este curso de iniciação tem uma duração total de 4 horas e inclui mais de 20 recursos adicionais. Mais de 10.000 artistas já aprenderam a pintar a óleo neste curso online e ao seu ritmo!

Acede aqui ao curso de Pintura a óleo a partir do zero

Esperamos que tenham achado isto útil e da próxima vez que foram comprar uma tela saibam como reconhecer cada uma das telas. Se tiverem mais alguma questão, podem colocá-la nesta secção de comentários ou fazer-nos uma visita pessoalmente, e nós ajudá-lo-emos tanto quanto possível! Aqui deixamo-vos com os nossos tecidos para telas:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *