Outras técnicas, Trabalhos manuais, Tutoriais

Tipos de dobradeiras, qual escolher

Tipos de dobradeiras: qual necessitas?

No mercado existem diferentes tipos de dobradeiras dependendo do material e da forma. Por este motivo às vezes pode ser difícil escolher uma. Neste tutorial queremos dar algumas diretrizes para que qualquer um possa se aventurar a escolher uma dobradeira. Tudo, dependendo do material que melhor se adapta à técnica ou preferências de cada artista.

O que é uma dobradeira?

Para começar, podemos dizer que a dobradeira não é mais do que um “pau” para todo o trabalho relacionado com a encadernação. A razão da sua utilização é para evitar stress desnecessário sobre o papel ou cartão. Qualquer pessoa pode pensar que a mão dobra bem o papel, mas não num trabalho profissional. A forma como a pressão é exercida não tem nada a ver com o resultado que uma dobradeira oferece.

Tem geralmente uma forma semelhante a réguas com bordas biseladas. Estas servem tanto para fazer dobras ou fechos, mesmo como para fazer cortes que permitem à celulose natural seguir o seu curso, criando (dependendo do suporte) algumas barbas.

Tipos de dobradeiras

Agora que já sabes o que é uma dobradeira vamos ver os diferentes tipos presentes no mercado. Segundo o seu material encontrarás dobradeiras de madeira, osso…

 

Dobradeira de madeira

A dobradeira de madeira é uma grande e consistente ferramenta que não pesa praticamente nada. É normalmente feita de madeiras fortes, embora algumas pessoas optem por fazê-las em casa. Com más madeiras, a sua utilização é condicionada ao desgaste. Além disso, não são envernizadas para não deixar brilho no papel e no cartão. Portanto, se ficarem manchadas, são muito difíceis de limpar.

  • Vantagens: face à adversidade, podes fazer uma caseira em qualquer altura.
  • Desvantagens: não são muito duráveis.

Dobradeira de plástico

Não pesa praticamente nada e limpa-se sem esforço. A dobradeira de plástico é bastante prática e recomendada para papel. Não tanto para o cartão devido à sua consistência, mas é uma opção económica que pode salvar-te de qualquer situação.

  • Vantagens: o seu baixo custo e praticidade para a limpeza
  • Desvantagens: um pouco frouxa, dependendo da técnica.

Dobradeira de osso

Aquela que tiveste toda a tua vida, é boa para tudo. A dobradeira de osso é a preferida pelos profissionais mais veteranos ou pelos encadernadores mais tradicionais. É um material muito resistente a quedas e golpes, mas ainda é preciso ter cuidado na forma como se lida com ele.

  • Vantagens: versatilidade e consistência
  • Desvantagens: pode deteriorar-se (em casos muito extremos)

Encontra aqui todas nossas dobradeiras para encadernação

Dobradeira de teflon

A nossa opinião é que é o tipo de dobradeira que reúne o melhor de cada modelo: não deixa qualquer brilho nas suas pregas e é extremamente forte, se não quase inquebrável. É mais pesada do que todas as anteriores. Por esta razão, alguns consideram-na uma desvantagem e outros consideram-na uma virtude, uma vez que não requer quase nenhum esforço. Além disso, é anti-aderente e fácil de limpar.

  • Vantagens: resistência e versatilidade acima de tudo.
  • Desvantagens: …estamos à procura delas.

 

Com isto não queremos dizer que a dobradeira de teflon é a única válida. Na verdade, como em tantas facetas, é uma questão de gosto. Há artistas que preferem a tradicional feito de osso, outros que preferem a de plástico devido ao seu baixo custo… outros preferem trabalhar com um material um pouco mais grosso como a de madeira e outros que preferem fazer um investimento numa de teflon.

Curso para aprender a encadernar

Agora que já conheces uma das ferramentas mais comuns para encadernar te recomendamos um curso para que ponhas mãos à obra. Se quiseres reparar os teus cadernos ou encadernar a partir do zero, este curso de técnicas de encadernação será perfeito para ti. Aprende a encadernar da mão da Fábrica de Texturas ao teu ritmo e de qualquer dispositivo.

Acede aqui ao curso de Técnicas de encadernação DIY

Na verdade, se perguntássemos aos profissionais da encadernação, cada um nos diria uma coisa… por isso perguntamos-te… qual delas preferes?

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *