Formação, Notícias

6 chaves para criar texturas num quadro

Como fazer quadros com texturas

Hoje em dia há uma multiplicidade de materiais para criar texturas sobre um suporte e pintar. Por este motivo, não existe um método único de como fazer pinturas com texturas passo a passo. No entanto, existem algumas regras básicas para que a pintura não se deteriore. Hoje contamos-te como fazer pinturas com texturas e relevos:

 

Que materiais usar para fazer texturas?

O trabalho com texturas oferece um leque de possibilidades interessante: graças aos volumes poderás fazer obras em 3D, simular as formas do teu modelo ou dar um toque texturizado aos quadros. Para conseguir isto, existem vários materiais e, a pergunta mais repetida, é que materiais são usados para fazer texturas nas pinturas.

Embora muitos artistas usam gesso, cada vez há mais materiais específicos para isto. Se quiseres conhecê-los, recomendamos que visites nosso post sobre pastas de relevo para quadros.

Quadros com texturas e relevos, passo a passo

Uma vez que decidiste o tipo de textura que vais fazer e a pasta de relevo correspondente toca em por mãos à obra. Para que faças teus quadros com texturas sem erros te deixamos algumas dicas:

  • Escolhe os teus materiais

Antes de começar a trabalhar deves pensar nos materiais que vais utilizar. Sobretudo decidir se vais usar tintas à base de água ou à base de óleo. Por seu preço, secagem e facilidade de uso, nossa recomendação é que uses tinta acrílica. Para começar, aplica uma imprimação sobre tua superfície como gesso ou látex. Uma vez seco, podes aplicar tuas pinturas sem medo.

1.- Evita a utilização de materiais orgânicos

É preferível não utilizar aqueles que podem gerar bolor ou que podem brotar. Nunca se sabe se uma lentilha presa na tua tela acabará por florescer graças à humidade do ambiente. Os materiais secos, neste caso, são mais aconselháveis para evitar problemas.

Trata-se simplesmente de nunca misturar óleos e água, porque o resultado são formas que se quebram. Isto porque as duas substâncias são repelidas. Além disso, com o passar do tempo são mais sensíveis às mudanças de temperatura.

  • Usa cola específica

Além de usar pastas de relevo como gesso ou massa de arenito, muitos artistas adicionam elementos às obras. Se optares por esta opção, deves considerar não usar cola comum. Estas linhas não são projetadas para isso e acabarão por decolar. Como recomendação deixamos-te com o gel aglutinante de Lefranc.

Este aglutinante acrílico é ideal para colar qualquer objeto ao teu suporte. Graças à sua composição, podes usar este gel para colagens pesadas até 30kg e até mesmo pintar os objetos depois. Uma vez terminado, só terás que deixá-lo secar, 15 minutos de secagem ao toque e 1 hora para uma secagem final.

  • Evita o uso de materiais orgânicos

Continuando com o processo de colar objetos em tua tela, lembramos que não uses materiais orgânicos. Evita elementos que possam gerar bolor ou que possam brotar. Nunca se sabe se uma lentilha colada sobre sua tela no final florescerá graças à umidade do ambiente.

  • Materiais absorventes

Uma vez que tens teus elementos colados, podes querer pintar sobre eles. Se esta é a tua intenção, tem em conta a porosidade do objeto já que nem todas as superfícies aguentarão a pintura. Portanto, se vais pintar sobre os objetos incorporados, cubre-os com aglutinante. Mais uma vez, se vais pintar com acrílico, recomendamos o gel acrílico Lefranc.

Comprar aglutinante acrílico Lefranc aqui

  • Observa o peso dos teus quadros com texturas

É importante controlar o peso do material que se cola ao suporte. Se a cola ou ligante não for forte, não suportará o peso quando a pintura for colocada verticalmente. Materiais que excedem demasiado o volume do suporte podem soltar-se. Aqui podes encontrar materiais para criar texturas nas tuas obras de arte. Alguns aglutinantes, como o gel acrílico Lefranc aguentan até 30 kg.

Outra opção para reduzir o peso é usar materiais específicos para criar texturas. Desta forma, aligeirarás o peso e poderás texturizar sem medo. Descobre nossas pastas para relevos em nosso tutorial.

  • Reforça os teus quadros com texturas

A segurança da tela ou do suporte é outro aspecto a ter em conta. Para isso podes usar agrafos ou outras coisas para segurar bem os materiais. Quando se trata de grandes texturas ou volumes é interessante ter noções de escultura porque esta cai na sua área de conhecimento. Por outro lado, os materiais de escultura e as pinturas em baixo-relevo são uma união de ambas as artes.

Materiais para fazer volumes de baixo-relevo

Os melhores materiais estão disponíveis em lojas especializadas. São pigmentos e oleopasta para criar volumes e massas comerciais. Há também muitas pastas de relevo. Outras opções são sais, areias, conchas do mar e outros elementos da terra que também constituem bons recursos para criar volumes.

Se procuras algo mais específico, recomendamos o pó de mármore que, unido com aglutinante, permite modelar figuras. Graças à sua fórmula, este gel permite fazer pequenas esculturas sólidas e leves. Para fazer figuras com este gel acrílico, basta misturá-lo com pó de mármore e moldá-lo a teu gosto.

 

Também se podem costurar nos tecidos pedaços de algodão, fios, cordas e todo tipo de materiais têxteis. Sementes, folhas secas, plantas e flores podem ser usadas se estiverem secas. Se as usares, deves cobri-las totalmente com o aglutinante para que não lhes entre humidade.

Mas, acima de tudo, é preciso saber qual é a finalidade de trabalhar com texturas. Não podemos esquecer que a textura (incluída em muitos tipos de obra de arte) não só ajuda a aumentar a qualidade da peça. Os artistas a usam para mostrar ao público uma idéia do que pretendem transmitir.

Assiste este vídeo de quadros com texturas

Segue estas pequenas recomendações e as texturas enriquecerão as tuas criações! E tu, que materiais usas para criar volumes e texturas nas tuas pinturas? Por aqui deixamos as melhores pastas de relevo: 

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *