Exposições, Notícias

Andrés Amador, areia como tela

Alguns artistas preferem pintar sobre papel, outros sobre madeira ou cartão. Há também criadores que trabalham sobre telas de tecido, paredes ou mesmo sobre o próprio corpo. Há outros que preferem a própria natureza. No post de hoje vos falamos deste especial artista que se desenvolve na praia:

Andrés Amador, artista de areia

Originário de São Francisco, utiliza para desenvolver seu talento e sua arte uma tela gigante: as praias mais belas dos Estados Unidos. Durante a maré baixa emprega seu ancinho como se fosse um pincel. Desenha geometrias e desenhos florais de extraordinária beleza que as ondas do mar fazem desaparecer às poucas horas.

Normalmente encontramos quadros de paisagens, mas por que não fazer quadros nas próprias paisagens? O artista Andrés Amador deu a volta a esta idéia unindo o paisagismo com a arte. A areia húmida é exposta com a ajuda de um ancinho, que tem uma cor mais escura do que a areia seca. Com a ajuda de uma corda (que utiliza como um grande compasso) consegue grandes obras de arte geométrica que a maré tristemente levará ao fundo do mar.

Mas, por que o faz? Amador explica que seu objetivo é nos lembrar como é belo e efêmero o mundo em que vivemos:

A fugacidade de seus quadros de areia é constante em seus projetos artísticos, que unem arte e natureza:

«A única constante desta existência é a fugacidade. No final, nossas vidas são as experiências que tivemos, não as coisas que possuímos»

Isto explica Amador quando lhe perguntam como se sente quando as ondas apagam seus quadros de areia: “Gosto realmente desta metáfora, anima-me e empurra-me”, acrescenta.

Amador não só desenha, mas também se preocupa em procurar as praias mais bonitas, estudar as marés e observar a luz solar. A paisagem é imprescindível para criar seus quadros de areia e conseguir uma verdadeira obra de arte efêmera. A areia, a luz e o mar mudam a cada hora, e ele sempre tem um tempo limitado para plasmar seus desenhos geométricos e florais. O resultado desta arte com areia é maravilhoso, e o visitante sempre acaba surpreso ao ver as praias convertidas em grandes obras de arte pelas que se pode passear.

Este artista é a prova de que para criar e fazer obras de arte não se necessita mais que talento, engenho e coração. Obviamente todos nós fizemos desenhos na areia quando éramos crianças, mas alguma vez vocês já se encorajaram a fazer arte na praia a este tamanho?

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *