Formação, Notícias

Caligrafia Japonesa: materiais para Shodō

Se há algo que amamos em Totenart é aprender novas técnicas. Hoje mudamo-nos para o Japão para falar sobre shodō: no post de hoje mostramos-te os materiais necessários para caligrafia japonesa.

O que é Shodō?

Shodō ou caligrafia japonesa é uma arte antiga que provém da caligrafia chinesa. Em shodō practica-se a escrita de caracteres japoneses hiragana e katakana, assim como os caracteres kanji que provêm da escrita chinesa.

É considerada uma arte e uma disciplina muito difícil de aperfeiçoar que é ensinada como disciplina às crianças japonesas. Para além de exigirem grande precisão, os caracteres devem ser escritos de acordo com uma ordem de traço específica.

Uma das partes mais importantes da caligrafia japonesa são os materiais. Aqui está uma lista de todas as ferramentas necessárias para shodō:

Materiais para caligrafia japonesa

  • Pincel de bambu ou Fude

Entre os materiais para caligrafia japonesa destaca-se o pincel de bambu ou fude. Por vezes são também conhecidos como pincéis orientais ou pincéis asiáticos. Estes pincéis são os mais utilizados em caligrafia devido à sua capacidade de absorção.

Além disso, estes pincéis são feitos a partir do pêlo de diferentes animais e normalmente têm cerdas muito longas. A maior vantagem destas ferramentas é que, variando a pressão e a inclinação delas, é possível obter traços diferentes. Pode-se criar linhas finas usando apenas a ponta ou pintar grandes superfícies exercendo mais pressão.

Hoje em dia muitos artistas começam com um fudepen. Estes são marcadores preenchidos com tinta da China que substituem o pincel oriental. Desta forma, aprendem mais rapidamente porque, estando mais limpos, evitam manchas e erros. Entre os fudepen, recomendamos a gama Fudenosuke de Tombow.

  • Tinta da China em barra

A tinta utilizada na caligrafia japonesa é feita à mão. Os artistas da Shodō fazem a sua própria tinta da China com duas ferramentas: tinta da China em barra e pedra.

A tinta da China em barra ou sumi é, como o nome sugere, paus sólidos de tinta da China. São geralmente compostos por diferentes tipos de fuligem e colas. Além disso, os paus ou barras de tinta são frequentemente decorados com motivos ou gravuras que falam do fabricante ou da própria tinta. Esta tinta é esfregada contra a pedra suzuri para a quebrar gradualmente. É assim que se faz a tua própria tinta da China feita à mão.

Como fazer tinta da China em barra?

Hoje em dia, as escolas de caligrafia substituíram-na por tinta da China em frasco. No entanto, é um belo processo e recomendamos que faças a tua própria tinta da China.

  • Papel de arroz

Assim que tivermos o pincel e a tinta a única coisa que nos falta é a superfície. O papel mais comum utilizado para caligrafia é o papel de arroz. Este tipo de papel é conhecido pela sua grande resistência e durabilidade. Graças à sua espessura de 30gr. e às suas características, este papel destaca-se pela sua vida útil. O papel de arroz tem uma duração de vida estimada de mil anos devido à sua resistência ao envelhecimento e aos vermes.

  • Materiais para caligrafia japonesa: pisa-papéis

Por último mas não menos importante é o pisa-papéis ou bunchin. Esta ferramenta é uma das mais chamativas junto à pedra e a tinta da China em barra. Estes pisa-papéis são muito úteis porque impedem o papel de se mover enquanto escreves.

Se estiveres interessado em aprender caligrafia japonesa recomendamos-te que obtenhas um set de caligrafia. Estes sets incluem tudo o que é necessário para esta técnica artística. Além disso, podem ser encontrados em diferentes tamanhos, desde sets de 5 peças a sets de luxo.

Compra aqui um estojo de caligrafia japonesa completo

  • Carimbo ou rakkan

O nome mais preciso é rakkan shirushi e é um carimbo, geralmente feito de pedra ou madeira. Nele podes ler o nome do autor, um pseudónimo ou um personagem que o represente. Este carimbo é utilizado para o artista assinar a sua obra de uma forma simples, mas no Japão, este carimbo é utilizado como assinatura em muitos lugares. Estes carimbos são geralmente vendidos lisos e cada artista grava-os com a ajuda de uma goiva.

  • Esteira para pincéis ou Fudemaki

Uma das melhores formas de guardar os pincéis. Com estas esteiras para pincéis de bambu podes secar os teus pincéis com facilidade e muito bem. Graças à sua forma e material, os pincéis são armazenados horizontalmente no interior, o que impede a entrada de humidade no cabo. Além disso, devido à sua composição, absorve qualquer água que o pincel possa conter rapidamente.

Outros materiais para caligrafia japonesa

Existem outros materiais para caligrafia que, embora opcionais, são de grande ajuda para qualquer artista:

  • Pano ou shitajiki: um pano preto a colocar debaixo do papel para evitar manchas.
  • Porta-pincéis ou fudeoki: perfeito para não manchar a mesa ao pousar o pincel.
  • Jarro de água ou mizusashi: um pequeno jarro que contém a água para a tinta.

Materiais para Shodo em imagem

Curso de caligrafia japonesa

Agora que conheces os materiais necessários para o Shodo, gostaríamos de recomendar um curso. Se visitares o curso online Shodo: Introdução à caligrafia japonesa, descobrirás todos os segredos desta técnica a partir de Rie Takeda. Uma das vantagens deste curso é a sua comodidade. Como é um projeto on-line, podes fazê-lo ao teu próprio ritmo e a partir de qualquer um dos teus dispositivos.

Mais de 3000 estudantes já aprenderam a fazer caligrafia japonesa graças a este curso. Não percas este curso de shodo online de 16 lições e obtém o teu certificado!

Acede aqui ao curso de Shodo: Introdução à caligrafia japonesa

Conhecias esta técnica? Encontra aqui todos os materiais para caligrafia japonesa:

6 respuestas a "Caligrafia Japonesa: materiais para Shodō"

  1. Edson Watanabe 18 Abr, 2022 at 02:34

    Muito interessante e completo Eu gostaria de saber mais sobre o carimbo “rakkan”.

    Responder

    • Pablo 21 Abr, 2022 at 11:00

      Olá, Edson! :)
      Infelizmente, este é o post mais especializado que temos sobre o assunto. Mas, se encontrares algo de interesse, por favor, compartilha conosco.

      Responder

      • Eduardo Patriarca 10 Mai, 2022 at 21:58

        Olá! Há uma loja no Japão que faz os carimbos com o nome que indicarmos. Fiz um circular e entretanto irei fazer o rectângular. Vou procurar as informações corrects e envio por aqui

        Responder

        • Pablo 12 Mai, 2022 at 15:21

          Oi, Eduardo!
          Que fixe isto que nos contas. Obrigada por teres compartilhado :)

          Responder

          • Eduardo Patriarca 14 Jul, 2022 at 11:07

            Olá! Aqui vai o nome do site que faz os carimbos http://www.kanji-hanko.com

          • Pablo 18 Jul, 2022 at 19:20

            Obrigada por teres compartilhado, Eduardo! :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *