Desenho, Tutoriais

5 técnicas de desenho que vale a pena experimentar

Aproveitando este longo fim-de-semana, queremos mostrar-vos alguns estilos e técnicas de desenho para que possam experimentar! Não percas este post, artista:

Técnicas de desenho

Embora seja verdade que o desenho em si é a base de um grande número de artistas, cada um deles contribui com o seu estilo e técnica. Desta forma, cada artista tem a sua marca pessoal e a sua forma especial de se diferenciar do resto. Hoje explicamos-vos 5 técnicas de desenho para trabalhar na vossa marca pessoal!

1.- Pontilhismo

Já falámos com vocês sobre esta técnica antes, mas se ainda não a experimentaram, devem tentá-la! Podem trabalhar esta técnica com quase qualquer ferramenta mas, em geral, é feita com marcadores. O mais comum é utilizar marcadores calibrados tipo Pigma Micron. Graças às suas diferentes espessuras, podes trabalhar em áreas de luz e sombra de diferentes maneiras. Aqui está um vídeo passo a passo do pontilhismo:

Esta técnica é perfeita para artistas que gostam de trabalhar no mesmo projecto durante muito tempo. Como se pode ver no vídeo, o pontilhismo é uma técnica muito lenta que requer muita paciência mas dá resultados incríveis.

2.- Técnicas de desenho de linha

Ao contrário do anterior, este desenho é recomendado para artistas mais dinâmicos. Desenhistas que apreciam esboços rápidos sem muitos detalhes que resultam em múltiplos desenhos num curto espaço de tempo!

Como o seu nome sugere, o desenho de linha consiste em fazer desenhos acabados com uma única linha. Os desenhos de linha são baseados no contorno da imagem sem qualquer sombreamento ou detalhe independente. Esta técnica artística ajudá-lo-á com as tuas capacidades de desenho se conseguires fazê-lo sem deixar de tocar na folha de papel durante todo o processo.

3.- Técnicas de desenho anamórfico

Depois destas duas técnicas, deixo-vos com uma muito diferente mas muito original para tentarem agora mesmo: o desenho anamórfico. Este estilo de trabalho consiste em fazer desenhos em 3D. Através da perspectiva é possível criar ilusões de profundidade e ópticas para dar origem a desenhos como estes:

Esta técnica de desenho é perfeita para artistas que têm muita imaginação e gostam de sombras e efeitos. Aliás, é uma técnica muito interessante para trabalhar com perspectiva de uma forma diferente, pode ser um pouco complicada no início, mas terá resultados impressionantes em breve!

4.- Arquitectura

O desenho arquitectónico tem várias variantes. Dependendo do teu estilo de desenho habitual, podes experimentar duas técnicas diferentes: por um lado, podes tentar um desenho arquitectónico detalhado, para o qual começas com uma imagem ou a pintar a realidade. Este desenho é caracterizado pela sua perspectiva e detalhe, assim como pelas suas linhas rectas e calculadas:

 

Por outro lado, se o teu estilo não se adequa a esta técnica podes tentar começar pelos chamados Urban Sketchers. Estes tipos de desenhos são sempre feitos in situ e de uma forma menos detalhada do que a anterior. É um desenho muito trabalhado, mas não precisa de tanta técnica como o desenho arquitectónico.

Compra o teu material de desenho barato aqui

5.- Hiper-realismo

Tal como o pontilhismo, esta técnica requer grande concentração e dedicação. É um dos estilos de desenho mais lentos e, claro, mais detalhados. Se tiveres paciência, não hesites em experimentar o mais antes possível, escolhe uma fotografia de referência e começa a desenhar. Podes começar por desenhar objectos simples, se dividires a fotografia que vais utilizar em células, será mais fácil passar as proporções ao teu trabalho!

Como podes ver neste vídeo do Marcello Barenghi, vais precisar de muito material para realizar esta técnica. Apesar disto, podes começar a trabalhar com sets de desenho ou lápis de cor… o importante é que comeces o mais cedo possível com novas técnicas artísticas.

Curso de desenho

Se quiseres começar a trabalhar, mas não sabes desenhar, temos algo para ti! Aprende do zero com este curso do artista Puño: Desenho para iniciantes nível -1. Mais de 100.000 pessoas aprenderam a desenhar a partir do zero com este curso online, ao seu ritmo e de qualquer dispositivo. Te apetece?

Acede aqui ao curso de desenho para principiantes

Consegues pensar noutra técnica para experimentar? Já experimentaste alguma? Aqui estão alguns materiais de Belas Artes para que possas experimentar estas técnicas de desenho:

2 respuestas a "5 técnicas de desenho que vale a pena experimentar"

  1. mobilystore 18 Ago, 2022 at 23:08

    thanks alot

    Responder

  2. اalkhaleejtoday 23 Mar, 2023 at 01:25

    ssthanks alot for this topic

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *