Outras técnicas, Trabalhos manuais, Tutoriais

A escolher pirogravador

Ao comprar um priogravador é normal ter dúvidas. Todos nós queremos comprar o pirógrafo mais barato, mas queremos que seja o mais poderoso e também aquele que durará mais tempo sem problemas. É normal, e todos nós queremos o mesmo…

 

Como primeiro conselho, aconselhamos-te ir para uma loja especializada em Belas Artes para obter conselhos sobre qual é o mais adequado às tuas necessidades. Mas de qualquer forma, esperamos que esta guia te ajude a tomar a tua decisão.

Comprar pirogravador de iniciação ou profissional?

A escolha de um tipo ou outro tipo de priogravador dependerá das nossas pretensões sobre a técnica: se vamos fazer um trabalho específico ou se queremos dar os nossos primeiros passos, o pirogravador simples será a nossa escolha. Se, pelo contrário, já sabemos que gostamos da técnica da pirografia e queremos uma estação que garanta bons resultados e alta performance, então a nossa escolha será o pirogravador profissional.

Diferenças entre modelos de pirogravadores

As principais características entre uma e a outra gama de estações de pirografia são as seguintes:

Pirogravador profissional de 1 tomada:

Apesar de ter sido concebido para o trabalho de uma pessoa, podemos usar duas pegas para as trocar, acelerando a mudança de pontas de trabalho.

  • Eles têm um regulador de temperatura, que nos permite variar a potência de acordo com o material a ser pirogravado. Além disso, ajuda-nos a obter tons diferentes de acordo com a temperatura.
  • Fusível de segurança. Em caso de sobrecarga na instalação elétrica do pirogravador, o fusível “salta” e protege o pirogravador evitando falhas no mesmo.
  • Tem uma vasta gama de pontas, que podem ser fácil e rapidamente intercambiadas. A gama de pontas de pirografia consiste em 15 modelos, que cobrem praticamente qualquer necessidade.
  • Em caso de necessidade (passagem do tempo, queda acidental…) existem peças de reposição no mercado, o que garante uma vida útil realmente longa da máquina.
  • Existe um suporte para nos ajudar a trabalhar mais confortavelmente (fornecido separadamente), bem como diferentes modelos de pegas adicionais.

Pirogravador profissional de 2 tomadas:

 

  • Possui todas as características técnicas e de segurança do modelo com tomada única (regulador de temperatura, acessórios, complementos, fusível de protecção…)
  • Mas, além disso, o pirógrafo de duas tomadas é realmente útil para poder trabalhar duas pessoas simultaneamente, mantendo a potência de trabalho. Ou também podemos usá-lo para ter pontas dicas perfeitamente oprativas ao mesmo tempo.
  • É uma máquina com uma potência interior maior, já que deve ser capaz de suportar o trabalho de duas pessoas fazendo pirografia simultaneamente.

Pirogravador simples

 

  • Estes tipos de pirogravadores só estão disponíveis em uma tomada e com uma conexão directa à corrente contínua.
  • Eles não têm protecção contra surtos de corrente, o que faz com que fiques exposto a este tipo de falha, que não está coberta pela garantia.

Compra pirogravadores baratos aqui

Complementos a serem valorados para a pirogravura

Quando optamos pela gama profissional de pirogravadores (não importa se é com uma ou duas tomadas), temos acesso a uma série de complementos, que nos ajudam a trabalhar de forma mais eficiente:

  • Pontas para pirogravura: que podem ser compradas individualmente ou em caixas sortidas.
  • Pegas sobresselentes para pirogravura: disponíveis (normalmente) em plástico e em madeira.
  • Suporte para o nosso pirogravador: com uma caixa para 5 pontas (as que podemos usar mais vezes) e um suporte para o cabo, eles evitarão ou pelo menos minimizarão o risco de nos queimar quando estivermos trabalhando.

Como pôr em marcha um pirogravador?

Alguns artistas estão nos contando os problemas que têm quando começam a usar o pirogravador: não funciona bem, derrete as pontas…., então queríamos expandir o post com uma explicação clara de como devemos pôr em marcha o pirogravador. Para evitar problemas com o nosso pirogravador, devemos seguir os próximos passos e nesta mesma ordem:

  1. Liga a ponta ao cabo e certifica-te de que está bem apertada (não precisas de nenhuma ferramenta, à mão é suficiente, mas não deve estar solta).
  2. Verifica se a roda da temperatura está NO MÍNIMO (sempre que o dispositivo tiver esta opção).
  3. Liga o pirogravador à fonte de alimentação e coloca o interruptor do pirogravador em ON.
  4. Começa a girar a roda da potência gradualmente até que a temperatura desejada seja atingida.
  5. Vamos ao trabalho!

É importante que sigas estes passos. Se iniciares o pirógrafo com a temperatura já definida, o mais previsível é derreter a ponta.

Curso de iniciação à pirogravura

Agora que já sabes como escolher um pirogravador toca pôr mãos à obra. Neste caso, aprenderás a queimar a madeira para transformá-la em arte com ilustrações únicas. Graças ao artista freelance Ash Rudolph, vais criar obras inspiradas no mundo ao seu redor através de técnicas de pirogravura. Aprende a teu ritmo e de qualquer dispositivo como já fizeram quase 1.000 pessoas:

Acede aqui ao curso de iniciação à pirogravura

E agora que sabes tudo sobre qual pirogravador escolher, aqui estão algumas das nossas recomendações:

2 respuestas a "A escolher pirogravador"

  1. Nuno pardal 09 Set, 2020 at 15:07

    Boa tarde vi aqui no seu site assuntos relacionados com pirografia poos estou pensando em adquirir um pirografo profissional… mas tenho uma duvida, quais os amperes e os voltes de um pirografo profissional ou fonte de alimentaçao para o mesmo deve ter? pois eu adquiri um pirografo simples mas nao é nada de profissional…

    Responder

    • Pablo 10 Set, 2020 at 09:58

      Bom dia, Nuno!
      Eu acho que irá depender um bocado do pirografo que escolheres. Nós temos este gravador profissional Reig com duas tomadas (https://totenart.pt/pirografo-duas-saidas-electronico?___store=pt) e as suas especificações são as seguintes: consumo máximo 0,16 A; Tensão de entrada 220 V; Tensão de trabalho 16 V; Potência 35 W.
      Cumprimentos

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *