Outras técnicas, Pintura, Trabalhos manuais, Tutoriais

Cera e aguarela: reservas com craiões

Neste tutorial vamos tocar numa técnica que muitas pessoas utilizam, mais do que como uma técnica mista, como ferramenta para fazer reservas. Estamos a falar das múltiplas possibilidades oferecidas pela combinação de cera e aguarela. Como as ceras são um material muito gorduroso, repelem a água da aguarela, impedindo-a de “contaminar” as secções reservadas ou pintadas com cera. Além disso, este contraste também dá resultados muito interessantes em termos de textura, ao longo de todo o trabalho.

 

Materiais para trabalhar com cera e aguarela (técnica mista)

Passo a passo

  1. Começamos com o esboço a lápis, se necessário. Com um traço suave marcamos as linhas principais que irão delimitar o nosso desenho.
  2. Começamos a marcar as primeiras pinceladas com as ceras. Dependendo da ideia que temos ou do estilo que precisamos de fazer, vamos preencher ou pintar o desenho principal com mais ou menos preenchimento.
  3. Aplicamos a aguarela a todas as secções que consideramos apropriadas.
  4. Quando a aguarela estiver completamente seca, podemos adicionar detalhes com a cera em cima da aguarela. O efeito, evidentemente, não será o mesmo, mas podemos delinear os detalhes com uma cera.

Curso sobre técnicas de aguarela

Agora que conheces algumas das técnicas de aguarela mais clássicas, deves conhecer algumas mais. Além do sal existem várias maneiras de usar esta técnica artística. Por esse motivo, queremos recomendar-te um curso. Graças ao curso online Técnicas modernas de aguarela poderás aprender a utilizar as tuas aguarelas de forma simples. A artista Ana Victoria Calderón te ensinará truques e técnicas com materiais que encontrarás em casa. Aprende técnicas de aguarela ao teu ritmo e de qualquer dispositivo.

Acede aqui ao curso de Técnicas modernas de aguarela

O que você acha? Deixe-nos suas dúvidas em comentários! E, se você gostou, compartilhar em suas redes sociais. A seguir algumas das melhores aguarelas:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *