Trabalhos manuais, Tutoriais

Como fazer graffitis vivos

Grafítis de musgo: Como fazer grafítis vivos

Grafítis vivos, grafítis verdes, grafítis de musgo, eco-grafítis e mesmo Moss Grafíti é a arte urbana na moda. Há muitos nomes para esta técnica que está a destronar os “jardins verticais”. Graças à sua natureza viva e ao facto de serem obras de arte livres em si mesmas, estão a triunfar!

Moss grafíti

Alguns definem-no como um estilo baseado na comunicação e na ecologia. Nós o vemos, porém, como outra forma de compreender a arte. Como a que usa óleo, acrílico, mechas de cabelo ou pastilhas elásticas como material para exercer representação. Compreenderemos melhor em que consiste esta arte se analisarmos como fazer graffitis vivos passo a passo.

 

Como é um organismo vivo, temos de saber que não é algo perene. De facto, em interiores não costuma durar mais do que dois ou três anos e ao ar livre dura apenas duas ou três semanas (dependendo das condições meteorológicas, claro).

Materiais para fazer um grafíti de musgo

  • Espátula
  • Balde
  • Trincha
  • Liquidificador (se não puderes também podes bater numa tigela)
  • 3 feixes de musgo
  • 2 canecas de iogurte natural
  • 2 canecas de água (podes trocá-las por cerveja)
  • Açúcar (meia colherada)

 

Como fazer um grafíti de musgo: passo a passo

  1. O primeiro passo está fora da elaboração da própria composição, mas é essencial porque é a extracção da matéria-prima, o musgo. Para o fazer é necessário procurar musgo natural nas rochas ou paredes e extraí-lo com a espátula (procurar alguns feixes que não tenham muita terra ou tentar removê-la para que esteja o mais limpo possível).
  2. Faz a mistura. Põe-o no liquidificador e adiciona o iogurte natural e a água (ou a cerveja… depende do que tem mais à mão, hehehe). Mexe-o algumas vezes, adiciona meia colher de açúcar e bate até obter uma textura uniforme semelhante à tinta acrílica.
  3. Pinta. Simples como a própria vida, a partir de agora molha o pincel na pasta e pinta normalmente como se se tratasse apenas de uma pintura. Dentro de alguns dias verás que o musgo começa a ganhar vida e a ganhar espessura.

 

Recomendações para o moss grafíti

Se a massa for demasiado líquida compensa adicionando xarope de milho; se for demasiado densa, podes adicionar mais musgo ou um pouco de leite. Além disso, é muito importante que regares o teu grafíti! Mantém a tua criação molhada, especialmente se a tiveres feito numa parede com muito sol. Podes ajudar-te a fazer isso pulverizando-a com água de uma pequena garrafa, e pulverizando-a regularmente.

Curso de Kokedamas

Agora que já sabes como fazer grafítis vivos recomendamos um curso para realizar vasos artesanais. Graças a este curso online de Omotesandō Plants poderás aprender a fazer kokedamas e jardins em tigela de uma forma fácil. Aprende a fazer bolas de musgo com esta arte japonesa de mais de 500 anos de vida. Leva a natureza para a tua casa como já fizeram mais de 2.000 artistas:

Acede aqui ao curso de Kokedamas

Esperamos que tenhas gostado deste tutorial sobre como fazer graffitis vivos e se o puseres em prática partilha connosco as tuas fotografias e teremos todo o prazer em carregá-las para este post! Agora é tempo de entrar no modo “graffiteiro ecologista” e começar a ver a vida de verde e com muita arte, não achas? Aqui deixamos-te com alguns dos nossos materiais mais baratos:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *