Pintura, Tutoriais

Como fazer vitrais em três passos

A pintura vitral ou laca de vitral é aquela pintura para vidro! É um procedimento simples de realizar e tão variado como a imaginação de cada um. Através desta pintura é possível obter resultados muito bons e que variam desde um frasco de cozinha até uma grande janela. Conheces a tinta para fazer vitrais?

Que são os vitrais?

Os vitrais, também conhecidos como vidros coloridos, são composições feitas com vidro de várias cores, quer pintado neles ou revestidos com lacas ou esmaltes. Estes vidros são montados em conjunto utilizando varetas de chumbo. O resultado do processo é algo tão espantoso como isto:

A pintura para vidro utilizada para fazer os vitrais é muito especial. Entre todas as variantes encontramos a pintura vitral de Lefranc.

Pintura Vitral

Uma das pinturas mais famosas para vidro é a pintura para vidro da Lefranc. Esta gama, disponível em 22 cores diferentes, destaca-se pela sua transparência e brilho. Estas tintas são ideais para a decoração de vidro, plástico ou cristal: devido à sua formulação, a laca vitral de Lefranc adere perfeitamente a superfícies lisas.

Esta tinta está disponível em garrafas de 50 ml. e 250 ml. Em relação à sua carta de cores, e como já dissemos, a tinta de vidro da Lefranc consiste em 22 cores que podem ser misturadas sem perder nenhuma das suas propriedades.

Como já vimos, esta laca de vidro destaca-se pelo seu brilho e transparência, tornando-a ideal para este trabalho e muitos outros. Para além de pintar vidro, podes decorar vidro com resultados incríveis. Caso estejas à procura de uma tonalidade mais transparente, a marca Lefranc inclui na sua carta de cores a tinta para vidro incolor.

Contorno para vidro

Uma vez tivermos clara a pintura para vitrais que vamos utilizar no processo, devemos falar do delimitador de vidro ou contorno.

O delimitador de vidro é uma pasta que sela as diversas áreas que compõem o nosso desenho. A sua função é criar a ilusão de metal típica do vidro pintado ou vitral tradicional. Estes são feitos por meio de fragmentos de vidro colorido, fixados por meio de vários fragmentos de chumbo fundido.

Existe uma outra variante do típico vitral que tem presidido aos templos de culto desde o período românico, e que é a técnica tiffany, que nasceu no final do século XIX para substituir as varilhas de chumbo por fita de cobre. Esta técnica tornou-se realmente na moda devido às lâmpadas “falsa tiffany” que nada mais são do que uma imitação desse estilo, mas criadas de uma forma semelhante a este tutorial

Como fazer vitrais

Assim que tivermos claros os materiais que vamos utilizar, podemos começar o tutorial sobre como fazer vitrais.

Materiais necessários para fazer vitrais

  • Superfície de vidro ou plástico
  • Delimitador/contorno de vidro
  • Pinturas para vitral, laca para vitral
  • Pincéis

Encontra aqui a tua pintura vitral

Pintar em vidro passo a passo

1. Pintando a superfície

O primeiro passo é assegurar que a superfície a ser tratada esteja completamente limpa. Para o fazer pode usar sabão com água tépida e secar bem com um pano ou guardanapo que não liberte quaisquer fibras. Também podes utilizar álcool para te certificar de que não fica gordura na superfície.

2. Design e chumbo

Em segundo lugar, o padrão que se quer desenhar no vidro deve ser delimitado. Aproveitando a transparência do vidro, é útil rastreá-lo do lado oposto à superfície sobre a qual se vai trabalhar.

Para delimitar as secções podes utilizar o contorno de vidro, massa especial para fazer relevos para vidros ou chumbo líquido. O tempo de secagem destes produtos varia de acordo com o fabricante, mas o período geral varia de uma a seis horas. O funcionamento de ambos é muito simples, o contorno é geralmente vendido com um bocal para facilitar a sua aplicação e assegurar a possibilidade de fazer traços mais finos e mais definidos. No entanto, tenta exercer a mesma pressão sobre cada um dos vectores que compõem o desenho.

3. Pintando à vontade

Quando estiver suficientemente seco, a festa da cor pode começar. As secções podem ser preenchidas com um número infinito de cores de tinta de vidro, que podem ser misturadas sem qualquer problema. A aplicação é muito simples, para isso pegamos no pincel e começamos com as áreas que estão presas à linha definidora e preenchemos em direcção ao centro da secção.

Recomendações para fazer vitrais

  1. Para criar o aspecto do mármore é interessante misturar duas cores no mesmo sector.
  2. Para dar uma sensação de movimento, uma boa estratégia é dar uma camada e quando seque (após cerca de sete horas) aplicar uma segunda mancha de cor.
  3. Para além dos contornos da acima mencionados, existem também fitas adesivas de chumbo para delimitação, como os delineadores, muito úteis se a composição tiver muitas linhas rectas.

Curso para fazer vitrais passo a passo

Agora que conheces as nossas dicas sobre como fazer vitrais, gostaríamos de recomendar um curso. Se quiseres ir mais longe, recomendamos o curso online para fazer vitrais contemporâneos. Com o artista Jarod Crews podes aprender como fazer vitrais facilmente num curso online ao teu próprio ritmo.

Além disso, neste curso, que já foi frequentado por mais de 300 pessoas, aprenderás como fazer vitrais super originais. Como projecto final, farás de raiz um vitral contemporâneo.

Acede aqui ao Curso sobre Como Fazer Vitrais Contemporâneos

O que achas? Te atreves a fazer os teus próprios vitrais? Aqui deixamos-te algumas pinturas para vitrais:

4 respuestas a "Como fazer vitrais em três passos"

  1. VANIA NOVAES 09 Set, 2022 at 22:05

    BOA TARDE!

    SOU PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL LECIONA PARA 4o. ANO, GOSTARIA DE ENSINAR OS ALUNOS A FAZER ARTE DE DE Marianne Peretti . GOSTARIA DE AJUDA?

    Responder

    • Pablo 20 Set, 2022 at 13:07

      Olá, Vania! :)
      Ficamos contentes de que tenhas encontrado o nosso blogue de utilidade. Em que te podemos ajudar?

      Responder

  2. FLAVIA C DAVILA 12 Mai, 2023 at 23:05

    olá Caros! sou decoradora e estou em busca de alguem que faça uma pintura tipo vitral em um vidro incolor para um projeto. Voces fazem ou saberiam me dizer quem faz? SE sim, podem fazer um contato pelo zap 27 99971 0505
    Obrigada

    Responder

    • Pablo 17 Mai, 2023 at 11:23

      Olá Flavia! :)
      Infelizmente, nós não conhecemos ninguém! Mas talvez algum artista que esteja a ler-nos pode estar interessado/a!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *