Pintura, Trabalhos manuais, Tutoriais

Esgrafito com ceras: desenhos mágicos

Já ouviste falar de desenhos mágicos? As tintas pretas que se transformam em obras de arte belamente coloridas quando riscadas estão de volta. Hoje deixamos-te algumas dicas para fazer esgrafito com ceras e obter os melhores resultados!

O que é o esgrafito?

O esgrafito, do italiano sgraffiare, é uma técnica artística utilizada em vários campos. Se nos concentrarmos na parte pictórica, o esgrafito consiste na realização de duas camadas de tinta na mesma obra. Uma vez preparadas estas camadas, o artista raspa com uma ferramenta a camada superior revelando a camada inferior e dando resultados como este:

Hoje vamos falar sobre esta técnica e, em particular, sobre esgrafito com ceras, uma técnica muito simples que sempre foi utilizada para trabalhar com crianças. Estás familiarizado com ela?

De que é que vais precisar?

  • Papel
  • Ceras Manley
  • Têmpera preta
  • Pincel
  • Talco em pó
  • Algo para riscar!

Como fazer um esgrafito com ceras passo a passo

A técnica do esgrafito com lápis de cera é muito simples e por isso ideal para crianças, mas para tentar obter melhores resultados deixamos-te uma guia rápida para fazer desenhos mágicos passo a passo:

1.- Pinta o desenho no papel

Na primeira parte deves pintar o fundo, por isso pega no teu papel ou cartão e pinta-o com ceras manley. Podes fazer o desenho de fundo como quiseres, aqui estão duas formas diferentes com base no resultado que procuras:

  • Faz o desenho previamente no fundo: se quiseres que o teu resultado tenha cores “reais” podes seleccionar o desenho que desejas fazer e pintá-lo no fundo do teu esgrafito. Para tal, basta seleccionar o desenho de referência e pintá-lo no papel. Não faças detalhes, pois as linhas serão feitas mais tarde na segunda camada: basta pintar blocos de cores que representam o desenho que pretendes fazer.
  • Mistura cores: se quiseres apenas brincar com cores podes fazê-lo de uma forma mais simples. Pega nos lápis de cera e, sem ordem particular, colore o papel inteiro. Podes fazê-lo fazendo círculos coloridos, rectângulos, linhas ou todos juntos. Quantas mais cores, melhor!

Para obter um resultado mais impressionante deves colorir o papel (ou o cartão) sem deixar nenhum espaço vazio!

Ainda não tens os teus lápis de cera Manley? Temos aqui o estojo de que necessitas:

2.- Coloca um pouco de pó de talco nas cores.

Uma vez terminado o desenho e para remover o excesso de graxa das ceras, aplicaremos uma pequena camada de pó de talco (também o podes fazer com farinha). Para o fazer basta polvilhar um pouco de pó sobre todo o desenho, podes espalhá-lo com um pincel macio completamente seco! Tens de fazê-lo com muito cuidado, para que as cores não se misturem.

3.- Tinta sobre o desenho com preto

Uma vez terminado o teu desenho e aplicado o pó para secar a tinta estás na altura de cobrir a tua criação. Para o fazer, verte um jato de têmpera preta sobre o desenho e com um pincel espalhá-lo bem por todo o trabalho. Faz isto cuidadosamente porque para que o resultado seja bom não deve haver lacunas sem tinta, leva o teu tempo e, depois de o ter coberto, deixa-o secar.

Pronto para riscar! Quando a têmpera preta estiver seca pega em qualquer ferramenta afiada e começa a riscar. Se quiseres trabalhar esta técnica a um nível profissional deves saber que é possível! Deixamos-vos aqui um vídeo de Crearte Araiza para que possam ver as incríveis obras de arte que podem fazer:

 

O que pensas sobre esta técnica? Tens alguma dica para nós? Aguardamos os teus comentários, artista!

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *