Outras técnicas, Pintura, Tutoriais

O que é a encáustica? Iniciação à técnica

Há certos produtos que nos fazem duvidar da sua utilização, certo? Este é o caso de artigos como a goma arábica ou aquele de que vamos falar hoje: o que é a encáustica?

O que é a encáustica?

A chamada pintura encáustica é uma técnica artística que consiste na aplicação desta “encáustica” aos suportes pictóricos. Este produto é um aglutinante que é utilizado como base para o fabrico de tintas, bem como para a sua mistura com outras técnicas, tais como a pintura a óleo. A sua utilização confere às cores um brilho e saturação muito especiais. Também protege as obras para que possam ser exibidas sem vidro. Se quiseres saber mais, neste post podes ver 5 razões para trabalhar com encáustica.

Como fazer a tua própria encáustica?

Este aglutinante não é fácil de encontrar e, em geral, tens de o comprar noutros países pelo que o seu preço dispara-se. Por esta razão, decidimos explicar-te como fazê-la de uma forma fácil e rápida.

De que é que precisas?

As quantidades variam em função do tipo de pintura que se pretende obter. Uma fórmula consistente seria 8 partes de resina para cada 3 partes de cera. Em relação à terebintina, quanto menos essência, mais densa será a encáustica e vice-versa.

Como é feita?

  1. Primeiro tritura a resina de Dammar com um macete ou garrafa de vidro até conseguires um pó fino.
  2. Paralelamente, corta a cera de abelha para a tratar em pequenos pedaços.
  3. Uma vez os materiais estejam preparados, mistura a essência de terebintina com a resina de Dammar. Para tal, é importante usar um fogo de indução a 80 graus e agitar continuamente durante cerca de meia hora.
  4. Quando a mistura de resina de Dammar e terebintina estiver pronta, deve ser peneirada para remover quaisquer impurezas que possa conter. Para o fazer, utiliza um pano fino e um funil.
  5. Quando a mistura estiver pronta, adiciona a cera cortada, mexendo continuamente durante alguns minutos.
  6. Finalmente, adiciona o pigmento que dará a cor à mistura.

Como fazer encáustica (em vídeo)

Deixamos este vídeo da Universitat Politècnica de València para que possas ver o processo:

 

É importante salientar que para a realização da encáustica é recomendado que cobrir-se adequadamente contra o pó e os salpicos. Tanto os olhos como a boca. Lembra-te também que é um processo muito perigoso, uma vez que a essência de terebintina é altamente inflamável. Por este motivo, não é recomendado fazê-lo fora dos laboratórios preparados.

Usos da encáustica

Como já dissemos, a encáustica pode ser utilizada como médio para várias técnicas. Contudo, a sua utilização mais interessante é como cor, com a união de pigmentos em suportes rígidos.

Target With Four Faces, Jasper Johns, 1955

Dependendo da dureza do aglutinante, podem ser utilizados de diferentes maneiras. Deixamos-te dois vídeos nos quais podes ver as formas de encáustica que podemos obter e as suas utilizações:

Já experimentaste a técnica? Achas interessante que investiguemos um pouco mais sobre a sua utilização?

Aguardamos os teus comentários artista, e se gostaste, partilha!

Una respuesta a "O que é a encáustica? Iniciação à técnica"

  1. Marlete Tridapalli 20 Out, 2022 at 14:07

    Parabéns pela informação.
    Muito bem detalhada.
    Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *