Desenho, Pintura, Tutoriais

Mesa ou atril, o que é melhor?

O nosso post hoje abrange uma reflexão importante, uma reflexão sobre como (ou melhor, onde) desenhar. É melhor usar um atril para pintar ou fazê-lo directamente sobre a mesa? Hoje queremos falar-te sobre a importância da posição que ocupamos quando se trata de pintura.

Superfície plana ou inclinada, qual é melhor?

Alguns artistas trabalham confortavelmente em superfícies planas enquanto outros optam por utilizar uma superfície inclinada, como um cavalete ou uma mesa de desenho. Mas qual é a melhor opção e como conseguimos maior precisão no nosso desenho?

Embora aprendamos a trabalhar sobre uma mesa desde cedo, esta superfície não deve ser a melhor maneira de trabalhar. Nós aprendemos a escrever neste ângulo, por isso é normal que nos sintamos confortáveis com ele, mas é importante tentar diferentes métodos para encontrar o que melhor nos convém.

Além disso, há muitas razões para não conseguir um cavalete. Muitos artistas não utilizam técnicas para as quais é necessário ou não têm a certeza de que se sentirão à vontade para trabalhar verticalmente. Se não tens certeza sobre a compra de um cavalete mas queres tentar mudar teu ângulo, podes começar comprando um cavalete de mesa.

Vantagens do atril para pintar

Como já vimos, estamos habituados a trabalhar horizontalmente mas, desenhando sobre uma superfície inclinada, pode ajudar-nos a ganhar alguma fluência. Embora seja verdade que há artistas que fazem verdadeiras obras de arte desenhando sobre a mesa, a longo prazo, o trabalho horizontal pode nos limitar.

Pintar ao natural com atril

Quando pintamos naturalmente no nosso papel, uma superfície plana pode dificultar-nos a obtenção das proporções certas. Quando observamos um objecto que está à nossa frente (a 90º) e depois o moldamos sobre uma superfície horizontal, podemos causar deformações:

Além disso, o uso de um atril para pintar irá nos ajudar a captar o que vemos no mesmo ângulo, assim melhorará o desenho. Por outro lado, uma superfície inclinada permitir-nos-á afastar-nos mais facilmente do desenho para o observá-lo de outra perspectiva. Outro benefício que encontramos ao desenhar verticalmente é a postura que tomamos, o que nos deixa com outra pergunta:

Qual é o melhor ângulo para pintar?

É claro que cada artista funciona melhor de uma forma particular, mas não podes deixar que o conforto da horizontalidade te cegue. Tenta ângulos e posições diferentes! O ângulo recomendado é de 90º mas não é o mais confortável… por esta razão, recomenda-se que se tentem outros ângulos mais confortáveis entre a horizontalidade e os 90º.

Encontra aqui todos nossos cavaletes e atris

E tu? Desenhas sobre a mesa ou trabalhas verticalmente? Estamos à espera dos teus comentários e, se gostaste, partilha! Aqui está a nossa oferta de cavaletes:

2 respuestas a "Mesa ou atril, o que é melhor?"

  1. Sérgio Melo 22 Fev, 2022 at 23:31

    Bom artigo! Eu desenho sobre mesa e cavalete, porém acho que no cavalete o desenho ou pintura sejam mais soltos e que há uma maior facilidade em trabalhar todos os ângulos, ao contrário da mesa, que tenho a necessidade de rotacionar algumas vezes o suporte.

    Responder

    • Pablo 24 Fev, 2022 at 13:54

      Olá, Sergio!
      Ficamos contentes de teres gostado o artigo! E achamos curioso o teu processo de desenho. Acreditamos que devemos experimentar até encontrar o que melhor nos convém para ficarmos o mais cómodos/as possível. Saudações cheias de cor! :D

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *