Outras técnicas, Trabalhos manuais, Tutoriais

O que é uma mandala? Como se faz?

No tutorial de hoje, queremos falar sobre mandalas. Estes desenhos especiais têm muitos benefícios, por isso hoje vamos tentar decifrar algumas chaves para saber um pouco mais sobre eles. E tu, sabes o que é uma mandala e como fazer uma?

O que é uma mandala?

Para começar, temos de ter em conta a etimologia da própria palavra. Mandala vem do sânscrito e significa “círculo ou centro”. Na Índia, de onde as mandalas são originárias, foram encontrados registos ancestrais de criações destas pequenas obras de arte. Estas peças são bastante curiosas porque, na realidade, a mandala não tem qualquer finalidade artística em si mesma. Na realidade, não são normalmente preservadas uma vez terminadas.

Uma mandala é uma estrutura que está organizada em torno de um ponto concêntrico. A partir deste ponto emana tudo o que deve ser representado ou com tudo o que deve estar ligado na sua realização. É sempre trabalhada numa estrutura circular, como se estivesse em anéis, expandindo cada vez mais o seu volume. Embora geralmente pensemos em figuras geométricas, também trabalhamos com formas mais orgânicas e maleáveis.

Para que serve uma mandala?

Como dissemos, uma mandala (que não um mandala) é um símbolo espiritual associado ao hinduísmo e ao budismo. Com a realização deste trabalho pretende-se conectar com a energia universal que é representada de forma circular. Apesar disso, a mandala não é trabalhada apenas fazendo círculos concêntricos. Neste trabalho são expostos muitos outros elementos que são entendidos como essenciais para o universo e para o mundo mais tangível.

Desenhar e colorir mandalas ajuda a focar, pelo que são um excelente exercício para relaxar, acalmar o stress e a mente. Além disso, são ideais para trazer paz e serenidade, aumentar a concentração, atenção e criatividade.

Como fazer mandalas?

É claro que a resposta neste caso deve ser “como quiserem”. Mas vamos tentar tornar isto mais concreto. Uma mandala pode ser feita como algo artístico, como algo espiritual, ou como é agora a tendência como terapia artística. Na maioria dos casos, a mandala não procura realçar a presença estética mas sim encontrar a harmonia entre a obra e o artista.

Compra aqui marcadores para fazer mandalas

Pode ser feita com areias coloridas, com pedras, com sais ou o mais comum no Ocidente: como desenho e pintura. A criação da mandala baseia-se na repetição dos motivos, começando pelos mais básicos e elementares e incorporando anéis concêntricos. É claro que, como dissemos, nem todos os motivos têm de ser geométricos ou simétricos. Não há regra maior do que não ter pressa e libertar a tua mente.

Aqui está um vídeo para que possas ver como se faz uma mandala!

Em muitos templos na Índia os monges passam dias a fazer mandalas exclusivamente para equilibrar o mundo que conhecemos e restaurar a calma no planeta. Aqui está outro vídeo sobre como o fazem, naturalmente em versão time-lapse:

Curso para aprender a fazer mandalas

Fazer mandalas é algo muito complexo e precisa de muita prática. É por isso que gostaríamos de te recomendar um curso perfeito para aprender a fazer uma mandala. Neste curso, a artista Lizzie Snow ensinar-te-á como criar mandalas atractivas usando tinta. Aprende a fazer a tua própria mandala facilmente, online e ao teu próprio ritmo com este curso que já foi frequentado por mais de 3000 pessoas.

Acede aqui ao curso A Arte de Desenhar Mandalas

Como ultimamente o mundo está cada vez mais louco, talvez seja altura de todos darmos uma mão e tentarmos fazer mandalas para ver se conseguimos suavizar o assunto! O que acham?

Aqui estão algumas das nossas recomendações para fazer as vossas mandalas:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *