Desenho, Pintura, Tutoriais

Como pintar um degradê com óleo

Como esfumar com óleo

Há um tempinho, no nosso post sobre iniciação à pintura a óleo, pediram-nos algumas dicas para pintar quando já conhem a técnica. Por esta razão, hoje vos trazemos um tutorial para fazer um degradê com óleo.

O que é um degradê?

Um degradê é uma mistura de duas cores, perfeita para fundos ou céus. Fazer um degradê é passar de uma cor para outra gradualmente. Para esta tarefa o óleo é um material ideal. Graças à sua composição de óleo e à sua secagem lenta, dão muito jogo para fazer este tipo de misturas.

Materiais necessários para fazer um degradê

  • Óleos: recomendamos ter à mão a cor com que se quer fazer o degradê, bem como um branco e um preto.
  • Suporte: para fazer testes diferentes, uma opção muito interessante é o papel Arches para o óleo.
  • Pincéis.

Compra aqui pintura a óleo barata

Como fazer um degradê com pintura a óleo?

1.- Criar as cores

Uma vez escolhido o tom do degradê é necessário criar duas misturas de cores com base na principal. Neste caso, fazemo-lo com azul da Prússia. Por um lado, tem de se misturar um tom escuro:

Aproximadamente 70% azul e 30% preto.

Por outro lado, temos de misturar uma cor para os tons de luz. Neste caso, misturaremos um terço do tom escuro que fizemos com a mesma quantidade de branco zinco.

2.- Pintar

Assim que tivermos pelo menos dois tons da mesma cor, podemos começar a fazer o degradê ou gradiente. Para tal, pintamos os tons em duas partes separadas. Recomendamos a utilização de pincéis limpos para que não haja manchas e para que as cores não fiquem sujas.

3.- Mistura

Assim que tivermos as duas cores na tela, temos de as misturar. Para tal, faremos linhas em forma de oitos que unem uma cor à outra. Desta forma, criamos os meios-tons no centro da tela. Para que o degradado fique uniforme devemos repassá-lo suavemente de um lado para o outro com um pincel grande. Como antes, é muito importante que este esteja bem limpo também:

Como fazer gradientes com cores diferentes

Outra forma de fazer gradientes é através da união de cores diferentes. Para tal, escolhemos os tons que queremos utilizar, neste caso, fazemos um gradiente de azul a amarelo.

Primeiro deves começar do azul puro e gradualmente adicionar mais amarelo. No caso de, ao pintar, perceber que o salto de uma cor para outra é demasiado forte para fazer um gradiente, podes adicionar uma camada fina da outra cor no topo. Como já dissemos, as tintas a óleo demoram muito tempo a secar para que se possa trabalhar tanto quanto se necessita até se obter um degradê como este: Depois basta misturá-lo como já vimos antes!

 

Como fazer gradientes de óleo com essência de terebintina

Outra opção para a realização de gradientes é levar a mesma cor do seu tom mais pigmentado para um tom quase branco. Para alcançar este resultado, podemos utilizar essência de terebintina. A utilização deste diluente irá acelerar a secagem do óleo, pelo que esta técnica é altamente recomendada para a pintura de fundos.

  1. Tira a cor directamente da paleta;
  2. Aplicá-la sobre uma parte da tela sem diluente;
  3. Limpar bem o pincel antes de continuar;
  4. Com o pincel limpo e a terebintina começa a esticar a tinta para baixo. Até a tela estar completamente coberta. Depois disto, com um pincel limpo repete as passagens de cima para baixo para deixar o rasto de efeito do pincel.

Repete o último passo até cobrir completamente a tela. Depois disso, com um pincel limpo repete as passagens de cima para baixo para deixar a esteira efeito pincel.

Como fazer gradientes com óleo em vídeo

Curso de iniciação a óleo

Agora que já sabes os truques para misturar pintura a óleo, toca dar um passo mais e pôr mãos à obra. Se quiseres aprender sobre pintura a óleo do zero o curso de Óleo do zero é perfeito para ti. Graças ao artista Ale Casanova aprenderás sobre cores, composição e materiais para tirar o máximo proveito da técnica. Além disso, graças ao sistema do curso poderás aprender ao teu ritmo e desde qualquer dispositivo:

Acede aqui ao curso de óleo a partir do zero

Esta técnica é muito simples e traz muita profundidade às pinturas, já a experimentaste? Que outras técnicas de pintura a óleo te interessam? Estamos à espera das vossas opiniões! Aqui estão algumas das nossas melhores pinturas a óleo:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *