Outras técnicas, Pintura, Tutoriais

Pincel seco: o que é e como trabalha-se

Hoje queremos fazer um simples tutorial sobre o pincel seco, o que é, como funciona e quais são as utilidades!

Para começar, sublinharemos que o pincel seco não é um material, mas uma técnica raramente utilizada correctamente, embora as suas imitações sejam muito frequentes. Esta técnica é utilizada para vários meios como a pintura a óleo, acrílicos, guache…

Um dos campos em que normalmente trabalha-se com esta técnica é o mundo da modelagem e da pintura em miniatura, onde há muitos pintores com uma longa história que dominam o pincel seco, apesar das proporções reduzidas em que o realizam.

Em que consiste o pincel seco?

Este procedimento consiste principalmente em passar subtilmente o pincel com uma carga mínima de tinta ou pigmento sobre a secção a ser pintada. A ideia é que seja executado com movimentos suaves, ágeis e delicados, deixando uma pequena quantidade de cor em cada uma destas passagens.

É semelhante às veladuras, uma vez que será a acumulação de pinceladas carregadas de cor que irão provocar o aumento da saturação. Bem trabalhado, permite ter uma série muito ampla de tonalidades na mesma gama.

Como pô-lo em prática

Ao carregar o pincel minimamente em tinta, precisamos de uma superfície onde se faça uma primeira descarga. Ou seja, um pano ou guardanapo será o local onde deixaremos a primeira mancha de cor, obtendo com ela dois efeitos:

  1. Ao não haver um golpe forte de tinta apenas retirada da tábua de mistura ou do boião, o pincel é descarregado de parte da tinta. Precisamos de uma quantidade irrisória de cor.
  2. Que a carga no nosso pincel fique distribuída mais uniformemente por todas as suas cerdas e que cada impacto tenha uma sensação homogénea em todos os pontos da trincha.

Com esta técnica poupa-se muita tinta e conseguem-se efeitos quase desfocados (no caso de pinturas a óleo) ou superfícies reflectoras (por exemplo, para armaduras em miniaturas).

Para o conseguir é preciso apenas muita prática e muita paciência para adquirir toda a habilidade necessária. É provável que as primeiras tentativas sejam decentes… mas mesmo assim, ao longo dos anos vais notar uma grande diferença.

Encontra aqui toda nossa oferta de pincéis

O que achas? Estás já a pô-lo em prática? Conheces alguém que trabalha o pincel seco? Por aqui deixamos-te alguns materiais com os quais podes começar!

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *