Outras técnicas, Pintura, Tutoriais

Técnicas para pintar com pastel do zero

4 técnicas para pintar com pastel

A pintura pastel é uma técnica pouco utilizada mas cheia de vantagens. Depois de vos contar como pintar com pastel queremos apresentar-vos 4 técnicas para pintar pastel de uma forma diferente.

Técnica pastel: Materiais

Antes de mais, deves saber que encontrarás no mercado diferentes tipos de pastéis: alguns mais brandos, outros mais duros e até alguns a óleo. A diferença entre estas cores é apenas a proporção de aglutinante/pigmento de que cada barra é feita. Enquanto estivermos a falar de pastéis de qualidade, não devemos ter qualquer problema em aplicar qualquer uma destas técnicas.

Técnicas para pintar com pastel que devias conhecer

Se quiseres mais informação sobre pastéis podes ir para este tutorial sobre como pintar com pastel. Agora sim! Vamos ver às 4 maneiras de pintar com pastel que devias conhecer:

1.- Pintar pastel esbatido

Uma vez que os pastéis são uma técnica seca, acções como o derretimento ou esfumado permitem-nos tirar o máximo proveito do traço do pastel. Neste caso, para o pôr em prática só precisamos de fazer alguns traços subtis (sem marcar excessivamente) no papel especial para pastel.

Depois esfregamos bem com o dedo ou com um esfuminho na superfície do traço para que a cor seja difundida. Se tiverem sido aplicadas duas tonalidades próximas, ambas serão integradas numa tonalidade intermédia.

 

Se fizermos o atrito com o dedo corremos o risco de deixar alguma gordura no papel, embora a maioria dos artistas que pintam com pastel geralmente o façam com a mão em vez de um esfuminho. Em ambos os casos, recomendamos ter um pano por perto para que possamos limpar a ponta dos dedos cada vez que mudamos o tom para fundir.

2.- Pintar pastel com lixa

Esta técnica não é muito conhecida, mas os resultados são tão espectaculares que, uma vez conhecida, é difícil passar sem ela. Neste caso, trocamos o papel pastel por uma lixa, ou lixa de água, do grão mais fino possível. Também substituímos a barra pastel pelo lápis pastel, ou utilizamos a barra pastel com um dos seus bordos (pelo menos para as primeiras linhas).

Como a superfície é tão áspera e porosa, os pigmentos que saem do pastel aderem-se completamente, deixando um acabamento brilhante com tons muito saturados. Além disso, a cor do papel pode ser um factor no trabalho, uma vez que é geralmente preto, verde escuro ou castanho.

Dá uma olhada em nossa oferta de pastéis para pintar

3.- Fazer veladuras com pastéis

Com fixador. Como no caso das técnicas húmidas, também podemos trabalhar sobre o conceito da veladura, ou seja, alcançar a tonalidade desejada aplicando diferentes camadas de cor. Para o fazer, temos de preservar as camadas. Em outras palavras, aplicar uma primeira camada de cor e fixá-la com o fixador de pastel. Esperar que seque completamente e depois aplicar outra camada. Não obterás o mesmo efeito que com as técnicas húmidas, mas é outra possibilidade que o convidamos a experimentar.

Como recomendação, é preferível fazer camadas muito fundidas com uma baixa carga de pigmento, para que o efeito de sobreposição possa ser apreciado. No início parece complexo, mas com o tempo será dominado sem problemas.

 

4.- Pastel com trama

Outra modalidade (que pode ser aplicada às anteriores) é a técnica da trama. Desta vez vamos utilizar linhas paralelas para completar as secções de cor. É muito útil para dar volume aos corpos. O tom base é normalmente aplicado verticalmente e as cores ou sombras reflectidas são sobrepostas numa direcção diferente, mantendo sempre um tipo de linha paralela e a mesma espessura ao longo de todo o trabalho.

Esta técnica pode ser combinada com as anteriores, uma vez que, uma vez feita a trama, pode ser fundida para a tornar todo homogénea. Também pode ser aplicado em lixa. E, claro, podes fazer um raiado com veladura, sempre que mudamos o tom devemos fixar a base sobre a qual serão feitas as seguintes linhas.

 

Curso para pintar com pastel

Agora que sabes como pintar com pastel, queremos ajudar-te a dar um passo em frente. Se quiseres ir mais longe e aprender a fazer retratos realistas com pastel, este curso é para ti! Acabado de ser lançado, o curso de retrato pastel realista já foi realizado por mais de 1000 estudantes.

Graças ao seu formato online, podes aprender a pintar com pastel ao teu próprio ritmo com o artista Maximiliano Bagnasco. Após as 17 aulas leccionadas por Maxi, aprenderás a captar a essência de um rosto através de uma fotografia. Aprende a fazer retratos realistas com pastel e dedica-te ao que gostas.

Acede aqui a este curso de retrato pastel realista

Te atreves a pôr em prática todas estas técnicas para pintar com pastel? Aqui estão alguns materiais de Belas Artes para começar a pintar com pastel:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *