Outras técnicas, Trabalhos manuais, Tutoriais

Transferir fotos sobre tela com Liquitex

Queremos falar neste post sobre uma técnica que, embora já tenha sido feita há muitos anos, está a ter um boom. É a técnica de transferência ou Transfer. Hoje mostramos-te como transferir fotografias para tela com Liquitex:

Basicamente, fazer uma transferência é transferir uma imagem para um suporte. Pode ser uma fotografia ou documento em tecido ou madeira. Neste caso, falaremos da transferência de fotografias de papel normal para uma tela utilizando um médio.

De que materiais preciso para fazer uma Transfer?

Os materiais necessários para fazer transferências de fotografias são muito simples:

  • Primeiro necessitarás de líquido médio de transferência. Há vários produtos que podem ser utilizados para fazer transferências de fotos. Neste caso, estamos a falar de gel brilhante Liquitex.
  • Imagem original: como imagem a transferir podemos utilizar uma imagem feita com uma impressora laser ou um recorte de jornal ou revista.
  • Suporte final onde faremos a transferência: dependendo do tipo de trabalho escolheremos um suporte diferente, como tela, madeira, chapa metálica, etc.
  • Vários materiais: pincéis, água numa lata de spray, etc.

Compra aqui o gel Liquitex para fazer tranferências

Como transferir fotografias?

Para o nosso tutorial, optámos por utilizar uma fotocópia de uma imagem. Por um lado, a imprimimos com uma impressora laser. Por outro lado, a transferência será feita sobre uma tela montada sobre um bastidor de madeira.

1.- Materiais para transferir fotos

Imagem para transferir, médio liquitex gel brilhante, um pincel, água e tela.

2.- Preparamos o suporte para a transferência de fotos

Primeiro pegamos na tela sobre a qual vamos fazer a transferência e cobrimo-la com uma espessa camada de gel.

3.- Iniciamos a transferência da imagem

Depois, colocamos a imagem a ser transferida virada para baixo contra a tela preparada com o gel Liquitex. Quando é colocada, a pressionamos e deixamo-la secar durante várias horas. É mesmo aconselhável deixá-la de um dia para o outro. Além disso, devemos ter em conta que a imagem será transferida espelhada (invertida).

4.- Humedecemos o papel para remover o original

Quando a imagem estiver seca usaremos água pulverizando-a com um spray. Desta forma, humedeceremos a parte superior do papel. Isto é necessário, já que é um passo prévio indispensável para obter uma imagem limpa.

5.- Retiramos o papel

Quando estiver seco, esfrega suavemente com os dedos a superfície do papel. Desta forma, vamos retirá-lo pouco a pouco. Embora seja lento, temos de o fazer desta forma para evitar danificar a imagem transferida por engano. Além disso, temos de executar o processo continuamente até conseguirmos remover todos os vestígios de papel.

6.- Resultado final e selagem

Quando o papel for completamente removido, aplica uma camada de gel para selar e proteger a imagem.

Perguntas mais frequentes sobre a transferência de fotos

  • O resultado não foi perfeito, então tem de ser descartado?

É possível que quando se faz a transferência a imagem não seja perfeita, mas não faz mal… Essas nuances e imperfeições irão acrescentar riqueza ao teu trabalho. Além disso, da próxima vez será melhor!

  • A fotografia pode ser impressa em papel fotográfico?

Não. O papel fotográfico tem um suporte de plástico, o que o torna à prova de água. É melhor utilizar uma fotografia em papel normal.

  • Tenho de utilizar uma impressora laser para a técnica de transferência?

Embora não seja essencial, são obtidos melhores resultados com uma impressora a laser do que com uma impressora de tinta. No entanto, é possível utilizar este tipo de impressão para obter excelentes resultados.

  • O Mod Podge pode ser utilizado para fazer transferências?

Os testes realizados recomendam a utilização de Gel Brilhante Liquitex, uma vez que o Mod Podge é mais adequado para outros tipos de trabalho.

Curso de transferência de imagens

Agora que conheces um dos produtos mais utilizados para realizar transferência de imagens toca dar um passo mais. Neste caso, deixamos-te com um curso online para que aprendas os truques da transferência de imagens. Graças à oficina de design da Fábrica de Texturas, te divertirás criando desenhos e imagens originais. Além disso, graças ao curso, aprenderás as técnicas para transferi-las sobre superfícies porosas. Increve-te como já fizeram mais de 1.500 pessoas, ao seu ritmo e de qualquer dispositivo:

Acede aqui ao curso de transferência de imagens

Esperamos que achem este tutorial interessante! Aqui estão alguns materiais de belas artes para transferência de imagens:

3 respuestas a "Transferir fotos sobre tela com Liquitex"

  1. José Carlos Di Francesco 30 Jul, 2022 at 16:50

    Preciso de uma orientação. Quero passar uma foto colorida para uma tela branca.
    Comprei papel transfer sublimático USAfolien.
    Tentei usar um ferro de passar roupa sem resultado algum.
    Preciso comprar um gel medium ou qual outro produto que possa me ajudar na transferência?
    Agradeço a atenção.
    José Carlos Di Francesco

    Responder

    • Pablo 03 Ago, 2022 at 12:03

      Bom dia, José Carlos! :)

      Infelizmente, nós não trabalhamos com transfer sublimático USAfolien. Portanto, não sabemos como te guiar. Porém, te recomendamos usar um destes fanásticos médios: https://totenart.pt/foto-transfer-la-pajarita-250-ml?___store=pt ou https://totenart.pt/medium-gel-brillante-liquitex-237-ml. Finalmente, te lembrar que a fotografia a transferir tem de ser impressa com laser.

      Esperamos ter-te ajudado :D

      Responder

      • Puxo 04 Nov, 2023 at 13:46

        Olá, sou um grande apreciador dessa tendência inclusive o tema do meu tcc e sobre aplicação desta tecnica para produzir placas de sinalizcao. Bom gostaria de partilhar o seguinte usando o papel fotografico (glossy 1 face em uma impressora a tinta liquida) é possivel obter um resultado muito satisfatório e bom.

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *