Outras técnicas, Trabalhos manuais, Tutoriais

Como fazer velas com cera de abelha

Como fazer velas de cera de abelha

Se estás pensando em fazer velas, recomendamos que valores a cera de abelha como uma opção. Graças à sua composição, este material natural está cheio de benefícios. Por esta razão, no post de hoje vamos te ensinar como fazer velas de cera de abelha de duas maneiras diferentes: enroladas e com molde.

Por que fazer velas de cera de abelha?

A cera virgem das abelhas é um material natural não tóxico que, além disso, se consome mais lentamente do que outros. Entre os benefícios destas velas encontramos seu efeito relaxante e calmante. Graças à sua luz, quente e pura, ajuda a descansar os olhos e mesmo reduz as dores de cabeça.

Por outro lado, as velas de cera natural libertam um aroma a mel que ajuda a neutralizar odores no ambiente. Além disso, especialistas afirmam que a sua queima produz iões negativos, que limpam o ar de impurezas e cheiram bem! Vais fazer as tuas próprias velas de cera de abelha?

Qual a diferença entre cera de abelha e parafina?

Ao contrário da cera de abelha, as velas parafínicas podem emitir vapores de benzeno e tolueno. Por esta razão, estas velas podem causar problemas a pessoas com alergias ou asma. O uso de velas de cera de abelha pode ajudar a melhorar os sintomas destas doenças facilitando a respiração. Na verdade, acredita-se que se a uss usares continuamente elas podem até diminuir completamente estes problemas.

Materiais para fazer velas

Antes de contarmos como fazer velas com cera de abelha, vamos ver quais são os materiais necessários:

Compra cera de abelha em placas aqui

Como fazer velas com cera de abelha enroladas

Com todo o material preparado vamos pôr mãos à obra e vamos explicar como fazer velas enroladas com cera de abelha. Primeiro, lembra-te de proteger bem a superfície onde vais trabalhar. Tenta obter uma superfície confortável, bem iluminada e arrumada e vamos lá!

  • Como fazer velas enroladas

Neste caso, para fazer as velas enroladas com cera de abelha é necessário usar cera de abelha. Para começar o processo, é preciso enrolar uma placa completa. Antes de enrolar, coloca uma mecha, um pouco mais longa que a vela, dentro de uma das extremidades da cera. Lembra-te de deixar um pedaço para acender a vela!

Nesta etapa deves ter muito cuidado para não quebrar a cera, tenta fazê-lo em um lugar com uma temperatura média. Se o ambiente está muito frio, podes quebrá-la. Como recomendação, aquece a placa de cera com as mãos enquanto dobras. Desta forma vais evitar que ela quebre e vai colar melhor. Também podes aquecê-la com um secador a baixa temperatura. Lembra-te que não se trata de derretê-la, mas de aquecê-la para que seja mais maleável.

  • Como fazer velas em espiral

Se quiseres um resultado mais moderno, também podes enrolar a cera para que as velas fiquem em espiral. Para isso, tens que cortar a placa de cera fazendo um triângulo e enrolá-los como fizemos acima. Dependendo do tamanho que escolheres, a vela ficará com uma forma ou outra:

Depois de enrolar as velas poderás decorá-las. Alguns artesãos usam pequenos moldes como os de biscoitos para decorar velas ou moldes 3D para fazer pequenas decorações.

Como fazer velas de cera de abelha com molde

Outra opção para fazer velas com cera de abelha é usar moldes. Embora o processo demore mais tempo, podes obter resultados muito interessantes e adicionar aroma de mel!

  • Derrete a cera de abelha

Neste caso vamos fazer velas com cera de abelha virgem em lâminas que teremos que derreter. Para isso corta em pedaços a lâmina e derrete-a. Também podes usar cera virgem em pérolas. O melhor é que o faças no banho-maria mas, se não puderes, fá-lo com muito cuidado evitando que alcance os 100º. A cera de abelha virgem é inflamável.

  • Adiciona óleo aromático

Com a cera de abelha completamente líquida, é hora de adicionar o óleo aromático. Este passo é opcional, mas recomendamos que experimentes e cheires o resultado. Adiciona algumas gotas de óleo aromático e mexe bem a mistura.

É muito importante que te certifiques que a essência aromática que vais usar é válida para fazer velas. Tem em mente que logo se acenderá e, se não for válida para isso, pode ser perigoso.

  • Preenche o molde

Com a mistura feita toca encher o teu molde favorito. Antes de enchê-lo lembra-te de colocar a mecha corretamente para que sobressaia um pouco pela parte superior. Assim que a vela estiver seca, só tens de a tirar do molde. Outra opção muito vistosa é fazer as velas de cera de abelha em um recipiente de vidro. Neste caso, as velas são usadas com o próprio recipiente e evita manchar com cera:

O que achas das velas com cera de abelha natural? Conhecias esta técnica? Adoraríamos ver as tuas! Deixa-nos um comentário e conta-nos a tua experiência de fazer velas:

Nenhuma resposta até agora. Seja o primeiro a deixar um →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *