O nosso site em português encontra-se sob processo de melhoria. Pedimos paciência e desculpas pelos inconvenientes. Estamos quase lá. Viva!

 

Estojos de pinturas

Estojos de pinturas

Estojos, caixas e malas de pintura.

A mais vasta gama de tintas em caixas sortidas, com tudo o que é necessário para o pintor: paleta, cores, pincéis...

per page

Items 1 to 18 of 203 total

Page:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. ...
  7. 12
per page

Items 1 to 18 of 203 total

Page:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. ...
  7. 12

Técnicas principais de pintura com caixas sortidas

Antes de escolher uma caixa ou caixa de pinturas devemos decidir qual a técnica artística com que gostamos de trabalhar.

Não há melhor pintura do que outra, e a escolha de um ou outro tipo dependerá dos gostos e preferências de cada um. Portanto, indicamos aqui as características básicas e mais importantes de cada pintnura para que possas decidir por uma

ou outra e possas escolher o teu conjunto de pinturas sem receio de cometer um erro. Recomendamos diluentes específicos que garantam as propriedades da pintura.

Técnica acrílica, pintura com muitas opções de caixas de pinturas

A pintura acrílica é uma das técnicas húmidas com o mais curto tempo de secagem, o que pode ser uma vantagem ou uma desvantagem dependendo do artista. Por um lado, permite a realização de obras completas em menos tempo mas, por outro lado, nos dá pouco poder de acção ao modificar algo que já está pintado (excepto a pintura por cima, claro). À pintura acrílica pode-se adicionar vários médios para retardar a sua secagem mas, para a diluir, é suficiente com a aplicação de água (embora sejam recomendados diluentes específicos para garantir as propriedades da pintura).

Este tipo de pintura é à base de água, pelo que pode ser perfeitamente limpa através da aplicação de água antes de secar. Mas, uma vez terminado o trabalho, o acrílico torna-se impermeável, o que o torna perfeito para murais (no caso das mãos e ferramentas de limpeza, o acrílico precisa de um sabão para ser removido).

Técnica a óleo, possivelmente o tipo de pintura de cavalete com a maioria das caixas disponíveis

Ao contrário da pintura acrílica, a pintura a óleo demora muito mais tempo a secar. Enquanto a secagem ao toque pode demorar de um dia a uma semana, a secagem real pode demorar de 6 meses a 1 ano. Isto torna-o perfeito para os artistas que pintam lentamente, pois permite-lhes trabalhar na mesma mistura durante muito tempo.

 

 

Deve-se notar que a tinta a óleo tem um acabamento brilhante, com cores puras que não mudam à medida que secam. É uma técnica muito espessa mas pode ser diluída. É importante ter em mente que a pintura a óleo é diluída com óleos e dissolventes, pelo que a área de trabalho deve ser bem ventilada

Técnica de aguarela, a tinta com a mais vasta gama de caixas

A técnica da aguarela, como o acrílico, é de secagem rápida mas, ao contrário do acrílico, é uma técnica transparente. Por esta razão, esta pintura não te permite cobrir erros mas, caso cometas um erro, terás de aplicar água rapidamente para tentar levantar a cor. Ao pintar com esta técnica deve-se ter em conta que, uma vez seca, tornar-se-á mais clara do que quando está húmida.

A sua transparência, bem como o facto de não permitir erros, são as características mais evidentes das aguarelas.

 

A aguarela é uma técnica muito mais confortável do que o resto, uma vez que os materiais necessários para pintar são muitos menos. Para diluir é apenas necessário utilizar água, pelo que com isso e um pincel seria suficiente (e um bom papel com algum grão que admita água, naturalmente)

Técnica de guache, pintura com poucas opções de caixas

O guache é uma técnica semelhante à aguarela mas opaca, como a têmpera, por exemplo. É uma grande pintura para encher grandes superfícies e, além disso, têm a vantagem de não secarem completamente. Se quiseres misturá-las novamente, basta molhá-las novamente e elas voltarão ao seu estado original. É uma grande técnica para artistas que gostam de pintar com calma.

Técnica de pastel, pintura com opções de caixas para todos os níveis e exigências

Em relação à técnica seca e falando de pintura como tal, encontramos a pintura pastel. Uma técnica que não necessita de secar e cuja cor não é modificada após a sua aplicação no suporte. Além disso, deves ter em conta que, ao contrário de outras pinturas, o pastel é misturado directamente sobre a tela, o que te permite fazer misturas e cores mais facilmente.

Na categoria dos pastéis encontramos dois tipos:

  • Pastel seco: esta tinta é composta por pigmentos e uma quantidade mínima de aglutinante. Caracterizam-se pela intensidade das suas cores e pela grande quantidade de tonalidades que alcançam. Além disso, são perfeitos para pintar grandes superfícies com os seus lados ou para fazer detalhes com os seus cantos.
  • Pastéis de óleo: os pastéis de óleo não atingem a gama de cores dos pastéis secos mas, graças à sua facilidade de mistura, é possível obter muitos tons com uma intensidade única..
Como pintar com pastel de óleo?

Estojos de pintura de acordo com a sua técnica

Uma vez decidida a técnica artística que melhor se adapta à tua personalidade e estilo é importante saber qual é a melhor opção quando se trata de adquirir as tuas ferramentas. Embora seja verdade que todas as ferramentas podem ser encontradas individualmente, normalmente, a melhor opção é comprar uma caixa de pintura. As caixas de pinturas têm gamas compensadas e normalmente incluem complementos importantes que, de acordo com a técnica, podem ser paleta, pincéis, suportes, vernizes....

Malas para pintura a óleo

A pintura a óleo é uma das técnicas que requer mais material. Por esta razão, os artistas guardam geralmente todas as ferramentas no mesmo local para poderem transportá-las da forma mais confortável possível. Para isso é normalmente utilizada uma mala para pinturas a óleo.

Em geral, quando se compra uma mala de pintura a óleo, inclui tudo o que é necessário para começar a trabalhar. Como regra geral, estas malas costumam conter:

  • Tubos de pinturas a óleo: dependendo do tamanho da mala, estas incluirão mais ou menos cores e de um ou outro tamanho. As mais comuns incluem normalmente 10 cores (20, 40 ou 60 ml.) e, normalmente, um tubo ligeiramente maior de tinta branca.
  • Pincéis: em geral, as malas incluem geralmente um par de pincéis de tamanho médio, de cabo longo, e uma espátula básica.
  • Médium: como a pintura a óleo é diluída com dissolventes, as malas incluem geralmente também uma garrafa de terebintina ou óleo de linhaça.
  • Paleta de pintor e depósito duplo para diluentes.
  • Carvão vegetal para esboços preliminares.
  • Alguns até incluem um pano para limpeza, mas não é habitual. 
 Unboxing mala de óleo Rembrandt
 

Maletin pinturas acrilicas

 

Ao comprar pinturas acrílicas, uma das melhores opções é obter uma mala mas, ao contrário da pintura a óleo, para este tipo de pintura não é completamente necessário adquirir muitas ferramentas. Para trabalhar com acrílicos, podes obter dois tipos de sets:

  • Set simples: por um lado, é possível comprar um set básico de pinturas. Estes incluem apenas tubos de cor, de tamanho maior do que as pinturas a óleo, cerca de 40 ml. Uma vez que os acrílicos não precisam de dissolventes podes pintar em qualquer lugar, por isso só precisas de pincéis e água.
  • Mala de pinturas acrílicas: embora não precises de muitas ferramentas para começar, quando entrares na técnica verás que existem múltiplos instrumentos que te facilitarão a vida. Estes casos incluem geralmente: 
    • Tubos de cores: dependendo do tamanho, serão mais ou menos. Sempre de tamanho superior aos de óleo.
    • Auxiliares: estas malas incluem normalmente médios para acrílico, brilhante ou fosco e, normalmente, verniz.
    • Acessórios: também podem incluir uma paleta, pincéis e um pano.
Set básico acrílicos Mala pintura acrílica
 

Caixas de aguarela

Relativamente às caixas de aguarela, estas não são normalmente utilizadas apenas para armazenar as ferramentas, mas são normalmente preparadas para a sua utilização. Como já dissemos, esta técnica é muito conveniente para os artistas que não têm um estúdio ou oficina (ou gostam de pintar fora do estúdio), uma vez que só precisam de um pincel, de um suporte e de um pouco de água. Por esta razão, estas caixas incluem uma paleta, na própria tampa ou no seu interior e, normalmente, um pincel de viagem. Relativamente às paletas, as caixas mais simples consistem em algumas pequenas divisões na tampa, enquanto algumas incluem paletas ajustáveis e até mesmo portáteis. Além disso, para facilitar a utilização destas paletas as caixas de aguarela incluem geralmente alguma ajuda para as segurar. No fundo da caixa incluem um anel ou uma fita que te permite agarrar a superfície mais confortavelmente.

Goma elástica de sustentação Anel de sustentação
 
Como já vimos, as caixas de aguarela estão prontas para trabalhar em qualquer lugar e preparadas para trabalhar ao ar livre. No caso de não precisar de uma grande quantidade de cores, podes encontrar uma vasta gama de caixas de aguarela compactas e frequentemente muito completas: algumas incluem o seu próprio reservatório de água, paletas, pincéis destacáveis e, em alguns casos, até mesmo espumas para os secar.
 
Caixa de aguarelas de viagem Caixa de aguarelas de exterior

As aguarelas podem ser apresentadas em três formatos: em pastilha, em meia pastilha e em tubo. Qual escolher? O formato da aguarela dependerá dos gostos de cada um mas, em geral, os mais comuns são as meia pastilha. Devido ao seu tamanho, as caixas incluem normalmente mais variedade e, além disso, são mais confortáveis que os tubos se não fores trabalhar num espaço preparado.

Vale a pena notar que, em geral, todas as marcas e formatos são normalmente vendidos separadamente, pelo que se pode obter uma caixa e enchê-la de novo com cores individuais. Além disso, os tamanhos pastilha e meia pastilha são padrão para que possas usar qualquer marca para completar a tua caixa.

Caixas para pastéis

Os pastéis são perfeitos para criar camadas e misturas, por isso é melhor obter uma caixa mista. Neste caso, será suficiente comprar as cores, pelo que, em geral, encontrarás caixas de cartão ou mesmo malas, preparadas com separadores para cada barra. É um material muito frágil, pelo que normalmente vêm protegidos. Podem ser encontrados em mais ou menos cores e barras de diferentes tamanhos.

 

Caixa de pasteis meias cores Caixa de pasteis a óleo

 

Note-se que a pintura pastel tem uma grande variedade de tonalidades, por essa razão, muitas marcas fazem conjuntos por temas, dependendo do que se pinta. Nestes conjuntos, a marca selecciona um conjunto de cores adequado ao resultado que pretendes obter; é o caso da marca Rembrandt, que também tem caixas de pastel inteiro e meio pastel (a opção de meio pastel numa caixa é realmente prática para tentar o dobro das cores por um preço muito semelhante)

 
 Unboxing Pasteis Rembrandt Profesional


Estojos de Gouache

Devido à sua textura, a guache é normalmente comprada em garrafas individuais e não em conjuntos ou caixas. Apesar disto, como com outras técnicas, existem sets de guache disponíveis para o estudo de misturas que normalmente incluem as cores primárias: magenta, amarelo, ciano e, em alguns casos, preto e branco. Desta forma é possível criar uma grande paleta de cores e estudar a teoria da cor utilizando uma técnica económica e de alta qualidade.

As caixas de guache mais completas incluem um círculo cromático para ajudar na preparação das cores.

Caixas de pintura vazias

Para além das caixas de pintura completas outra opção perfeitamente válida para qualquer das técnicas que escolher é comprar uma caixa de pintura vazia e enchê-la ao teu gosto com as cores e materiais que mais te agradam. Esta opção não é a mais barata mas é a mais personalizada, uma vez que oferece muitas opções.

Normalmente, isto é feito para montar caixas de óleo ou acrílico, bem como caixas de aguarela, não sendo tão comuns para guaches e pastéis.

Mala para óleo vazia Caixa vazia de aguarelas