O nosso site em português encontra-se sob processo de melhoria. Pedimos paciência e desculpas pelos inconvenientes. Estamos quase lá. Viva!

 

Placas de linóleo

Placas de linóleo

Se procuras onde comprar linóleo para gravura, esta é a sua secção. Encontra as nossas placas de linóleo para gravura em todos os tamanhos, medidas e formatos: linóleo com serapilheira, linóleo sem serapilheira...

per page

Items 1 to 18 of 29 total

Page:
  1. 1
  2. 2
per page

Items 1 to 18 of 29 total

Page:
  1. 1
  2. 2

Linóleo para gravura

Se estás à procura de placas de linóleo para gravura não procures mais! Aqui encontrarás toda a nossa gama: tamanhos, espessuras e todos os formatos de placas para gravura de linóleo.

O que é uma placa de linóleo?

Uma placa de linóleo é uma matriz utilizada para gravura, em particular a gravura em placa de linóleo, que é chamada linoleogravura. Esta técnica nasceu como uma técnica de gravura alternativa à xilografia (gravura em madeira).

Placa de linóleo para gravura

 

Ao contrário da madeira, as placas de linóleo são baratas e fáceis de trabalhar. Por esta razão, são utilizadas como alternativa à madeira em xilografia. Também pesam menos, são mais fáceis de transportar e estão disponíveis em diferentes tamanhos. Isto porque são feitos cortes diferentes a partir de um rolo de linóleo para gravura, o que resulta em tamanhos, medidas e formatos diferentes. Se quiseres cortar o linóleo à medida, podes cortá-lo tu mesmo, mas por favor leva a conta como cortar linóleo. O linóleo deve ser cortado pela parte de trás, ou seja, primeiro corta a malha de linóleo (se a tiveres), depois continua a cortar até o linóleo estar terminado. De uma maneira geral, existem dois tipos de linóleo:

Tipos de linóleo

Conhecido como linóleo com serapilheira, pode ser castanho ou cinzento, destaca-se por ter uma malha de serapilheira numa das suas partes. A serapilheira é um tecido de fios grossos que formam uma malha separada. Esta malha dá consistência à placa de linóleo e também torna o trabalho mais fácil. Esta característica é uma vantagem deste tipo de placa para gravura com goiva porque, mesmo que se use muita força com a goiva, nunca se atravessará a placa. A malha de serapilheira impedirá isto, uma vez que é difícil e tornará muito difícil a passagem da ferramenta. As nossas placas de linóleo com serapilheira têm uma espessura total de aproximadamente 4mm, por isso se nunca experimentaste esta técnica, será mais fácil para ti não atravessar a placa.

Por outro lado, existe um tipo de linóleo que não tem malha. O linóleo sem serapilheira é geralmente cinzento e é um pouco mais macio e resistente do que o anterior. Por este motivo, deves ter mais cuidadoao trabalhar com ele. Tem aproximadamente 2mm de espessura, pelo que é mais fácil de trabalhar, embora exija mais cuidado para não cortar através dele.

Placa de linóleo sem serapilheira Linóleo com serapilheira


Escolher linóleo para gravura

Se não souberes qual escolher, experimenta ambos e compra a placa para gravura de linóleo que melhor te convier. Se nunca gravaste linóleo antes, recomendamos que comeces com o linóleo com malha. Desta forma, podes habituar-te à sua dureza antes de começar com o linóleo sem malha