O nosso site em português encontra-se sob processo de melhoria. Pedimos paciência e desculpas pelos inconvenientes. Estamos quase lá. Viva!

 

Pigmentos em pó

Pigmentos em pó

Ampla gama de pigmentos e cores em pó naturais na qualidade de artista e estúdio. Pigmentos pesados em 250, 500 e 1000 gr. para fazer as vossas tintas. Os pigmentos são a base de qualquer tinta, todas as tintas precisam de pigmentos para o seu fabrico: acrílico, óleo, aguarela, pastel...

Para fazer tintas basta usar o aglutinante certo com o pigmento, para obter o tipo de tinta desejada. Além de ser utilizado para fazer tintas, o pigmento pode ser trabalhado directamente no suporte (com algum tipo de médio aglutinante para que se adira corretamente) Graças aos pigmentos vais poder obter expressividade, cores e texturas que não são possíveis com tintas já feitas.

per page

Items 1 to 18 of 47 total

Page:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
per page

Items 1 to 18 of 47 total

Page:
  1. 1
  2. 2
  3. 3

O que são os pigmentos?

Para simplificar, os pigmentos são um conjunto de pós finos com uma cor específica. Um pigmento de pintura é caracterizado, entre outras coisas, por fornecer uma cor específica (verde, vermelho, azul...) e por ser insolúvel em líquidos comuns como a água.

Pigmento em pó

 

A sua composição diferencia-os das tintas ou corantes porque, como já dissemos, os pigmentos não são solúveis em líquidos comuns. Por esta razão, não podes usá-los para misturá-los com água e tingir uma camisola, por exemplo. Mas então, para que servem os pigmentos? Embora não sejam solúveis em água, os pigmentos funcionam como corante. Isto significa que, misturados com médios aglutinantes podem ser utilizados, entre outras coisas, para fabricar pinturas.

Tipos de pigmentos

Existe uma vasta gama de pigmentos no mercado. Podem ser divididos em diferentes grupos de acordo com a sua composição. De acordo com a sua origem, os tipos de pigmentos para pintura são: pigmentos orgânicos e inorgânicos.

  • Pigmentos orgânicos: os pigmentos orgânicos são aqueles que provêm de um ser vivo, seja ele um animal ou um vegetal. Hoje em dia é mais comum a utilização des pigmentos orgânicos sintéticos. Ou seja, são feitos a partir de compostos de carbono.
  • Pigmentos inorgânicos: pigmentos que provêm de minerais, terras ou metais. 
Pigmentos coloridos

 

Para além da sua procedência os pigmentos em pó podem ser divididos de acordo com a sua origem. Um pigmento em pó pode ser natural ou sintético:
  • Pigmentos naturais: entendemos por pigmento natural aquele cuja matéria-prima provém directamente da natureza.
  • Pigmentos artificiais ou sintéticos: pigmentos criados artificialmente. Pode ser porque são mais baratos, porque não existem na natureza ou para não esgotar os recursos.
É de notar que, independentemente da sua origem, os pigmentos em pó são miscíveis entre si.

Como utilzar os pigmentos para pintura?

Se quiseres saber como fazer as tuas próprias pinturas com pigmentos em pó continua a ler! Como já vimos, os pigmentos em pó são misturados com diferentes aglutinantes para fazer pinturas. Se quiseres saber como fazer pintura a óleo, pintura acrílica ou aguarela com pigmentos, procura o nosso tutorial sobre como fabricar pintura com pigmento em pó.

Onde comprar pigmentos de cores

Se estás a pensar em comprar aqui pigmentos para pintura tens uma grande variedade de pigmentos artísticos de acordo com os teus gostos. Além disso, dependendo da utilização que queiras dar, podes decidir entre pigmentos estúdio ou pigmentos artista.
  • Pigmentos estúdio: estes pigmentos são recomendados para principiantes. Embora tenham uma boa luminosidade e poder de cobertura, são concebidos para principiantes. Podes comprar pigmentos de estúdio em sacos de 1kg.
  • Pigmentos artísticos: o pigmento artístico é concebido para uma maior resistência. Neste caso, as cores resultantes terão uma qualidade superior. São recomendados para trabalhos de restauração ou para criar pinturas de alta qualidade. Os pigmentos em pó Artista estão disponíveis em sacos de 250gr e 500gr.
Se um pigmento de pntura pertence a um ou outro grupo depende da sua origem. Dependendo disto, o pigmento terá propriedades diferentes. É de notar que todos os nossos produtos são válidos como pigmentos para aguarela, pigmentos para óleo ou pigmentos para acrílico".