O nosso site em português encontra-se sob processo de melhoria. Pedimos paciência e desculpas pelos inconvenientes. Estamos quase lá. Viva!

 

Placas para gravura de cobre polido

Placas para gravura de cobre polido

Placas de cobre polidas e protegidas para todas as técnicas de gravura em placas de cobre de 1 mm. Encontra a tua placa de cobre em quase todos os tamanhos!

Aqui encontrarás todos os nossos tamanhos de placas de cobre para gravação calcográfica.

per page

13 Item(s)

per page

13 Item(s)

Placas de cobre para gravura

Compreendemos a gravura calcográfica ou calcografia como a técnica de impressão através de um tórculo de uma placa de metal. Neste caso placas de cobre, uma das melhores matrizes para gravura calcográfica. Se quiseres saber como utilizar uma placa de cobre para gravura, não percas este vídeo do Museu do Prado em Madrid, Espanha:

 

 

Nesta secção podes comprar placas de cobre para gravura ao melhor preço em diferentes tamanhos. Procura e encontra a placa de cobre do tamanho que desejares!

Placa de cobre 1mm

Entre todas as características das nossas placas de cobre de 1mm, a mais importante é que elas têm um lado polido ao espelho. Ao contrário das outras, as placas de cobre polido asseguram uma gravura ideal com brancos perfeitos. Além disso, o lado polido da placa de cobre é protegido por uma folha de plástico transparente. Esta protecção permite ao artista armazenar ou transportar a sua placa de cobre polida sem medo de a riscar.

Como utilizar uma placa de cobre?

Como vimos no vídeo do Museo del Prado, a placa de cobre é utilizada como uma matriz para diferentes técnicas de gravura. Entre as técnicas de gravura com placa de cobre existem dois tipos principais: a gravura directa e a gravura indirecta.

Gravura direta

Entendemos por gravura direta sobre placa de cobre aquela na que o artista grava o seu desenho directamente na placa de cobre com um instrumento. Dependendo de como e com que se faz esta gravura, ela será chamada de uma forma ou de outra:

  • Gravura com buril ou entalhe doce: neste tipo de gravura a placa de cobre é gravada directamente com um buril ou conjunto de buris.
  • Gravura com ponta seca: mais semelhante ao desenho a lápis, na gravura com ponta seca o artista usa um punção para gravar a placa de cobre.
  • Gravura Mediatinta ou em Maneira Negra: esta técnica de gravura direta consiste em granular uma placa de cobre para conseguir a técnica do claro-escuro.

Gravura indireta

Além da gravura direta, as placas de cobre podem ser utilizadas para gravura indireta. Nesta não faz a gravura em cobre o próprio artista, mas um ácido, chamado mordente, que é responsável da gravura na placa de cobre. Dentro deste tipo de gravura calcográfica, existem diferentes variações entre as quais destacam:

  • Gravura em água-forte: o artista coloca um verniz na placa de cobre e desenha sobre ela. O verniz que é retirado quando se "desenha" é o que permite que a placa seja atacada pelo ácido quando a placa é colocada no tanque.
  • Gravura em água-tinta: semelhante à água-forte, esta técnica de gravura é utilizada para obter gravuras que se assemelham ao estilo da aguarela.

Agora que sabes mais sobre placas de cobre encontra todas as nossas medidas e compra a tua placa de cobre no nosso website.