Réguas para desenho e trabalhos manuais

Réguas para desenho e trabalhos manuais

Encontra aqui todos os tipos de réguas, réguas de metal, réguas de aço ou réguas flexíveis de todos os tamanhos. Temos réguas para desenho, Belas Artes, para estudantes e profissionais ou réguas para trabalhos manuais.

Compra réguas de plástico ou alumínio, flexíveis ou rígidas.

por página

Itens 1 para 18 do 46 total

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
por página

Itens 1 para 18 do 46 total

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3

O que é um régua

Por definição, a "régua graduada" ou régua é um instrumento utilizado para medir e é geralmente feito de plástico, madeira ou metal. As graduações estão no sistema métrico decimal (em milímetros, centímetros e decímetros) e no sistema inglês de polegadas.

 Esquadro 45º  Esquadro 60º  Régua Recta  Régua Flexível

Tipos de réguas de acordo com a sua forma:

Embora a forma habitual e mais comum seja a régua recta existem várias formas que esta ferramenta de medição pode assumir:

  • Régua padrão: recta, plana e rectangular, é normalmente utilizada para desenhar linhas e para fazer medições. Estão disponíveis em diferentes tamanhos: 20 cm, 30 cm..., mesmo até 200 cm.
  • Esquadro: este tipo de régua, que pode ou não ser graduada, tem um ângulo de 45º e é utilizada para desenhar linhas oblíquas e paralelas. As partes principais do esquadro são:
  1. Ângulo: chamamos ângulo à inclinação do esquadro.
  2. Vértice: ponto de encontro das duas linhas que compõem um ângulo.
  3. Escala: medidas (geralmente em cm. e mm.) que um dos lados que o esquadro tem.
  • Esquadro de 60 graus: esta régua tem um ângulo de 60º e é normalmente utilizada para desenhar projecções isométricas, cónicas e pontos de fuga. As partes principais são as mesmas que as do esquadro de 45 graus).
  • Régua Flexível: uma grande desconhecida! Esta régua permite desenhar e medir curvas sendo as suas possibilidades quase infinitas!
 
Como utilizar um esquadro (em vídeo)
 

Tipos de réguas de acordo com o material:

As réguas são feitas de vários materiais, mas os mais comuns são a régua de aço, a régua de alumínio, a régua de plástico e a régua de madeira. As réguas de alumínio e plástico são mais leves que as réguas de ferro e madeira.

As réguas com uma base antiderrapante devem ser tidas em conta. São um tipo de régua de desenho com uma base de borracha, que é principalmente utilizada como guia de corte. 

Outros tipos de réguas:

Para além das réguas explicadas, existem réguas curvas, que são muito confortáveis para fazer traços circulares. Estas réguas podem ser encontradas em diferentes formas e tamanhos e embora sejam muito confortáveis, uma vez que são rígidas, temos de nos ajustar aos formatos existentes (ao contrário da régua flexível, que embora não seja tão sólida, permite-nos fazer curvas muito pequenas ou especiais).

Réguas para curvas

Como já dissemos, existem no mercado réguas curvas, conhecidas como curvímetros, que nos permitem fazer linhas curvas perfeitas. Este tipo de curvímetro rígido apenas nos permite fazer as curvas que inclui, pelo que a sua utilização é muito limitada. Por esta razão, aparecem réguas flexíveis ou modelos para curvas flexíveis. Entendemos por modelo de curva flexível uma régua flexível, como as que temos visto, sem qualquer tipo de graduação

Estas réguas flexíveis são perfeitas para ilustração, desenho técnico ou criação de padrões. São também muito úteis para designers gráficos e arquitectos. Abaixo pode ver um vídeo com os usos mais comuns destas réguas flexíveis sem graduação:

 

Como utilizar uma régua curva (em vídeo)

Réguas para utilização com tinta:

As réguas utilizadas para desenho técnico têm normalmente uma aresta recta (não biselada) uma vez que isto permite uma maior precisão nos traços